Siga as Redes Sociais

Teresina

Cerca de 300 mil pessoas são esperadas no Corso

Redação Encarando

Publicado

em

Neste sábado, 15, acontece a maior festa popular do Piauí. Com expectativa de mais de 300 mil pessoas na Avenida Raul Lopes, o Corso do Zé Pereira de Teresina este ano contará com seis palcos contemplando vários estilos distribuídos na avenida e milhares de pessoas fantasiadas reforçando a irreverência do teresinense. As inscrições para os caminhões foram prorrogadas e podem ser feitas até o meio dia de sábado na sede da Fundação Monsenhor Chaves (FMC).

Promovido pela Prefeitura de Teresina, o Corso do Zé Pereira entrou para o Guinnes Book em 2012, registrando a marca de 343 veículos decorados no desfile, recorde que consta na publicação até hoje. Além dos carros enfeitados, a festa conta com milhares de pessoas fantasiadas, bandas espalhadas pelo percurso, além de muita alegria e irreverência resgatando a tradição dos antigos carnavais.

“O formato do corso atende às expectativas das pessoas. O teresinense abraçou o nosso corso de uma forma surpreendente e nos últimos anos a quantidade de pessoas aumentou tanto que a de caminhões diminuiu, mas nem por isso perdemos a característica desse evento, que é uma manifestação tradicional de Teresina no pré-carnaval. As pessoas desceram dos caminhões e foram para o chão”, destaca Paulo Dantas, gerente de Promoção Cultural da FMC.

E para manter o sucesso do evento, foi feito um planejamento de diversas ações de segurança e de trânsito envolvendo diversos órgãos da PMT e do Governo do Estado. No total, serão mais de 1.500 pessoas, entre policiais militares, guardas municipais, seguranças, corpo de bombeiros e agentes da saúde na avenida garantindo que a festa seja só alegria.

Em toda a avenida, serão 12 elevados da Polícia Militar para apoio. Assim como nos anos anteriores, os dez acessos à avenida terão pontos de bloqueio com policiamento e vistoria, quanto à drogas, arma e para evitar a entrada de recipientes em vidro. O esquema de segurança conta também com a guarda municipal, com a participação de 14 viaturas e quatro motocicletas equipadas para o melhor monitoramento com ideia de fazer patrulhamento na entrada e saída dos foliões.

Teresina

Samu atendeu 17 vítimas de acidente de trânsito por dia no período do carnaval em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto — Divulgação/Ascom FMS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou 425 atendimentos no carnaval, no período entre sábado (21) e quarta-feira de cinzas (26). Desse total, 167 corresponderam a pessoas em situação de urgência clínica, 16 eram vítimas de agressão física, e 86 se envolveram em acidentes de trânsito, revelando uma média de 17 acidentados por dia. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (27), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

O levantamento mostrou o perfil das pessoas vítimas de acidente de trânsito, atendidas pelo SAMU nesse período carnavalesco. A maioria dos atendimentos (28%) correspondeu a pacientes do sexo masculino, com idade entre 20 e 34 anos de idade. “Essas pessoas jovens, em idade reprodutiva, podem ficar com sequelas e ter a sua vida profissional e pessoal comprometida ou mesmo irem a óbito. É preciso a colaboração de todos para mudar essa realidade”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

Segundo a diretora geral do SAMU, Francina Amorim, uma das medidas para reduzir os acidentes é a conscientização das pessoas quanto ao cumprimento da legislação. “O uso de equipamentos de proteção, por exemplo, pode evitar danos irreversíveis ou mesmo o óbito. É necessário utilizá-los sempre, mesmo que os condutores façam pequenos trajetos no trânsito”, informou. Ela explica ainda que, caso ocorra acidente de trânsito, deve-se manter a calma e acionar o Serviço.

Neste período do carnaval, a FMS informa que o SAMU também registrou atendimento a 29 pessoas em situação de urgência psiquiátrica, 17 gestantes em urgência obstétrica e 30 pessoas que levaram queda da própria altura. Houve ainda uma pessoa vítima de afogamento, um de choque elétrico e duas vítimas de envenenamento. As ambulâncias de suporte avançado também realizaram a transferência de paciente com quadro de saúde grave entre hospitais da rede de saúde da capital.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e que presta atendimento em casos de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Atualmente, são 11 ambulâncias que ficam estrategicamente distribuídas na cidade, sendo oito de suporte básico e três de suporte avançado, além de quatro motolâncias, que são motos pilotadas por técnicos de enfermagem. Para acionar o serviço, basta a população ligar para o número gratuito 192.

Fonte: PMT

Continue Lendo

Teresina

Banco Popular lança novas condições para pequenos empreendedores em 2020

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

Somente em 2019, o Banco Popular de Teresina (BP) emprestou mais de 2,4 milhões de reais para 871 empreendimentos. Neste ano, o lançamento dos novos valores e prazos das linhas de créditos acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 8h30, no auditório do SEBRAE.

O Banco é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e proporciona aos pequenos empreendedores, sobretudo os de natureza solidária, o acesso ao microcrédito. São empreendedores de várias áreas ligados à economia solidária e criativa, como artesãos que trabalham com arte santeira, bordados, bonecas e outros.

O vereador e secretário da Semest, Ricardo Bandeira, destacou que a oferta do crédito é essencial para fomentar o empreendedorismo. “É gratificante contribuir para o crescimento desses pequenos empreendedores em diversas áreas. Em 2020 vamos aumentar ainda mais as oportunidades para que nosso resultado final continue sendo melhorar a vida do cidadão teresinense”, disse o secretário.

Para fazer um empréstimo no Banco Popular é preciso se dirigir até ao Banco portando cópias e originais do RG, CPF, dados bancários, comprovante de endereço e comprovação da atividade que desenvolve. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, na Avenida Campos Sales, Nº 1292, Centro/Norte.

Fonte: PMT

Continue Lendo

Teresina

Colisão entre motocicletas deixa uma pessoa morta e outra ferida na zona Norte de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um jovem identificado como Aryelson Sousa de castro, de 23 anos, morreu após uma colisão entre motocicletas no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina.

A ocorrência foi atendida pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), e entretando não há maiores informações sobre o que motivou o acidente. O caso está sendo investigado.

O outro motociclista foi identificado como Walison da Silva, também de 23 anos. Ele sofreu ferimentos e foi encaminhado ao hospital.

O corpo de Aryelson foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat