Teresina
Teresina ultrapassa os 1.600 casos confirmados de Covid-19

O boletim epidemiológico de Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (22), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontou o registro de um óbito e 49 novos casos de Covid-19 em Teresina, nas últimas 24 horas. A capital totaliza agora 47 mortes e 1.626 pessoas infectadas com o novo Coronavírus.
O óbito registrado foi de uma mulher de 92 anos, com Alzheimer, residente na zona Leste e que estava internada em hospital da rede particular.
Na quinta-feira (21), o índice de isolamento social em Teresina ficou em 44,4%, segundo levantamento realizado pela startup recifense InLoco. O percentual mínimo necessário para diminuir a disseminação do novo coronavírus é 73%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com os dados da InLoco, a zona sul registrou o menor percentual de pessoas em casa, com 42,72%. Logo depois vem a zona sudeste, com 43,25%; seguida da zona centro-norte, com 44,44%. A região da cidade em que as pessoas mais ficaram em casa foi a zona leste, que registrou 45,67% de isolamento social.
Teresina
FMS define público-alvo da 1ª etapa da vacinação contra Covid-19 em Teresina

A equipe técnica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve reunida nesta segunda-feira (18) e definiu que as 11 mil doses da vacina Coronavac que chegarão à Teresina serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha.
“Nossa logística de aplicação das doses foi pensada de acordo com a quantidade que receberemos nesse primeiro momento”, diz Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. O Ministério da Saúde recomenda que 34% das doses de cada Estado sejam destinadas para profissionais de saúde.
Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, diz que em Teresina, as doses serão direcionadas, prioritariamente, aqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“A FMS está fazendo todo o levantamento interno de seus profissionais que serão vacinados nesta primeira fase. E está recebendo os nomes daqueles que trabalham em unidades de saúde Estaduais e particulares. A lista de vacinados será nominal, com nome completo, cargo e unidade em que trabalham”, explica Amariles Borba.
Teresina
Dr. Pessoa suspende pontos facultativos previstos para o Carnaval 2021

A Prefeitura de Teresina informou nesta segunda-feira (18/01), que não manterá os pontos facultativos previstos para os dias de Carnaval em seu calendário oficial. A deliberação foi anunciada após reunião com representantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI).
Segundo o prefeito Dr. Pessoa, a resolução atende às recomendações das autoridades sanitárias da capital para o combate ao novo coronavírus (Covid-19).
“Se não vai haver carnaval, para que ponto facultativo? É uma determinação, pois se tivermos, poderemos estimular aglomerações e ainda estamos enfrentando uma pandemia”, pontuou o gestor.
Além de comunicar que não haverá paralisação das atividades do setor público, o Doutor Pessoa também solicitou aos empresários a manutenção das medidas de prevenção à doença estabelecidas nos protocolos de funcionamento do setor, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social entre os funcionários e clientes em seus estabelecimentos, por exemplo. “Temos que caminhar com o econômico, mas resguardando vidas”, frisou.
Tertulino Passos, presidente do Sindilojas, avaliou a medida como positiva para a economia da capital.
“A cidade irá trabalhar normalmente, todos os dias, trazendo pontos positivos para a economia e para a saúde, pois não teremos aglomeração em clubes, chácaras e sítios”, pontuou um sindicalista, que encaminhou um ofício ao executivo municipal pedindo que a medida também seja aplicada em outras datas próximas aos feriados e costumavam ser “enforcadas”.
Teresina
Covid-19: Avião da FAB com pacientes de Manaus desembarca em Teresina

Desembarcou nesta sexta-feira (15/01), no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com nove pacientes vindos da cidade de Manaus-AM, em Teresina.
No local, equipes da Fundação Municipal de Saúde estão a postos com uma van e 11 ambulâncias – duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico -para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU).
A FMS ainda explica que os leitos ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de teresinense.
Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, comentou sobre a chegada dos pacientes e as expectativas para o tratamento dos mesmos.
“Estamos com a equipe pronta para dar assistência a esses pacientes que vieram de tão longe, cheios de esperança. E também, para que eles possam ser assistidos da melhor forma possível com toda segurança e qualidade que o Piauí pode oferecer a esses irmãos amazonenses, que passam por esse momento de tamanha dificuldade, disse o presidente da FMS.
-
Polícia1 ano atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia9 meses atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire1 ano atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”