Siga as Redes Sociais

Teresina

17 UBS de Teresina são abertas hoje e no fim de semana para atendimento a casos suspeitos de Covid-19; Saiba quais!

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Renato Bezerra

Em Teresina, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão abertas neste fim de semana para atendimento a pessoas com síndromes gripais. O serviço irá funcionar das 7h às 19h. Os atendimentos de urgência e emergência dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também estarão funcionando.

Na zona Sul, abrirão as unidades UBS Portal da Alegria; Irmã Dulce; Dagmar Mazza, Parque Piauí e Monte Castelo. Na zona Sudeste, abrirão as UBS Todos os Santos; Novo Horizonte e Carlos Alberto Cordeiro. 

Na zona Norte as pessoas podem buscar ajuda nas UBS Poty Velho; Santa Maria da Codipi; Karla Ivana e Mocambinho. Já na zona Leste, funcionarão as UBS Taquari; Planalto Uruguai; Cidade Jardim, Santa Isabel e São João.

“Se a pessoa sentir algum sintoma de Covid-19, como tosse, dor de garganta, falta de sabor e cheiro dos alimentos, deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de Saúde que funcionarão na sexta-feira, feriado, sábado e domingo, das 7h às 19 horas, exclusivamente para atendimento a pacientes com síndromes gripais. As UBS são a porta de entrada para o sistema de saúde e o cidadão é atendido por profissionais treinados para avaliar e classificar sua situação como leve, moderada ou grave, realizando os encaminhamentos necessários”, explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Para casos de dúvida ou quando a pessoa não deseja se deslocar até a Unidade Básica de Saúde, a FMS disponibiliza o serviço Alô Saúde Teresina, pelo número 0800 291 0084.

“Com uma ligação gratuita, é possível receber orientação médica a respeito de assuntos de saúde em geral, como também de sintomas de síndromes gripais, para esclarecer sobre qual lugar procurar e em que momento”, completa Kledson Batista.

Devido ao feriado antecipado de Corpus Christi, a vacinação contra a Influenza será suspensa e retornará na segunda-feira (01).

Teresina

Medidas mais rígidas de isolamento social começam nesta quinta-feira

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Estão sendo intensificadas, a partir desta quinta-feira (02), até o próximo domingo (05), as medidas de isolamento social em Teresina, restringindo o funcionamento de algumas atividades. O decreto Nº 19.868, assinado na última terça-feira (30), pelo prefeito Firmino Filho, busca conter o avanço da disseminação da Covid-19 e preparar a cidade para a retomada das atividades econômicas.

Dentre as medidas adotadas, foi decretado ponto facultativo nos órgãos públicos municipais nesta quinta e sexta-feira, para aumentar as taxas do isolamento social.

Segundo o decreto, nesta quinta-feira, estão autorizados a funcionar as seguintes atividades e estabelecimentos: mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; borracharias; serviços bancários; casas lotéricas; concessionárias de veículos, exclusivamente o setor de oficina para serviço de manutenção e conserto de veículos; farmácias e drogarias; serviços de saúde; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo; serviços de delivery; serviços de segurança e vigilância; serviços de transporte de cargas; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências.

Já na sexta-feira (03), poderão funcionar os mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; serviços bancários; casas lotéricas; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo; farmácias e drogarias, serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências.

As restrições serão mais rígidas no sábado (04) e domingo (05). Nestes dois dias poderão funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação e situações comprovadas de urgências e emergências.

Continue Lendo

Teresina

Sem acordo, greve dos trabalhadores do transporte coletivo continua em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro), recusou a proposta de acordo apresentada pelos empresários em reunião que aconteceu nessa terça-feira (30/06) e, a greve deflagrada por motoristas e cobradores, desde o mês de maio, vai continuar em Teresina.

Segundo o Sindicato, a proposta apresentada à categoria, dispunha sobre o corte de benefícios como plano de saúde e ticket alimentação, e não contempla as reinvidicações apresentadas pelos manifestantes.

Como já adiantado, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o caso agora, deve passar por um dissídio, para tentar se chegar a uma solução para o conflito entre as classes.

Continue Lendo

Teresina

‘Será como descer uma serra’, diz Firmino sobre reabertura da economia em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho (PSDB), comentou nesta quarta-feira (01/07), sobre o plano de reabertura gradual da economia, em Teresina, e usou uma analogia para explicar o processo, que para ele, será como ‘descer uma serra’.

“Vamos retomar com segurança, sem deslizes, será como descer a serra, com pé no freio, e a mão no freio de mão, faremos com delicadeza, com jeito. Temos a percepção de que estamos no pico e nas próximas semanas vamos ‘desarmar’ com sutileza e atenção, para não jogar fora nosso trabalho feito até agora”, disse Firmino.

Firmino ainda apresentou dados sobre a taxa de contaminação do vírus, com base na 11ª etapa da pesquisa sorológica realizada na capital.

De acordo com o prefeito, a curva de contaminação apresentou uma estabilização e, apesar dos casos continuarem aumentando, as taxas seguem decrescendo.

Quanto ao número de infectados, o histórico das pesquisas mostra que o pico da Covid-19 foi entre 05 e 07 de junho, onde o número de pessoas com o vírus ativo foi de 41.340.  De lá pra cá, foi registrado o mesmo patamar de infecção ativa e, essa semana, o número de pessoas com o IgM positivo foi de 37.448. “Esses dados nos induzem a pensar que estamos dentro de um momento de platô. O R0 também vem caindo semana pós semana e estamos muito próximo de 1”, analisou o prefeito.

O número de casos positivados nesta etapa da sondagem foi de 167.175, o que representa 29 vezes mais que os 5.856 casos confirmados oficialmente divulgados pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Desse total de positivados atestados pela pesquisa, 37.448 estão com o vírus ativo e podem transmitir a doença.

O prefeito alertou que o pico de circulação do vírus não bate com o pico de internações e de óbitos, sendo necessário um esforço maior de todos para a redução dos números.

“A ideia é que possamos fazer, durante todo o mês de julho, essa política de medidas mais restritivas durante os finais de semana para que possamos melhorar os nossos índices de isolamento social, dando continuidade ao nosso planejamento para a retomada das atividades de forma mais segura para a população”, destacou o prefeito, ressaltando que a Prefeitura vem fazendo sua parte e está trabalhando para aumentar a quantidade de leitos de UTI e de enfermaria.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat