17 UBS de Teresina são abertas hoje e no fim de semana para atendimento a casos suspeitos de Covid-19; Saiba quais!

Em Teresina, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão abertas neste fim de semana para atendimento a pessoas com síndromes gripais. O serviço irá funcionar das 7h às 19h. Os atendimentos de urgência e emergência dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também estarão funcionando.

Na zona Sul, abrirão as unidades UBS Portal da Alegria; Irmã Dulce; Dagmar Mazza, Parque Piauí e Monte Castelo. Na zona Sudeste, abrirão as UBS Todos os Santos; Novo Horizonte e Carlos Alberto Cordeiro. 

Na zona Norte as pessoas podem buscar ajuda nas UBS Poty Velho; Santa Maria da Codipi; Karla Ivana e Mocambinho. Já na zona Leste, funcionarão as UBS Taquari; Planalto Uruguai; Cidade Jardim, Santa Isabel e São João.

“Se a pessoa sentir algum sintoma de Covid-19, como tosse, dor de garganta, falta de sabor e cheiro dos alimentos, deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de Saúde que funcionarão na sexta-feira, feriado, sábado e domingo, das 7h às 19 horas, exclusivamente para atendimento a pacientes com síndromes gripais. As UBS são a porta de entrada para o sistema de saúde e o cidadão é atendido por profissionais treinados para avaliar e classificar sua situação como leve, moderada ou grave, realizando os encaminhamentos necessários”, explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Para casos de dúvida ou quando a pessoa não deseja se deslocar até a Unidade Básica de Saúde, a FMS disponibiliza o serviço Alô Saúde Teresina, pelo número 0800 291 0084.

“Com uma ligação gratuita, é possível receber orientação médica a respeito de assuntos de saúde em geral, como também de sintomas de síndromes gripais, para esclarecer sobre qual lugar procurar e em que momento”, completa Kledson Batista.

Devido ao feriado antecipado de Corpus Christi, a vacinação contra a Influenza será suspensa e retornará na segunda-feira (01).