FMS inova e abre quatro UBS’s aos domingos para atender casos gerais de saúde

A partir deste sábado, dia 26, quatro Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de Teresina passarão a funcionar também aos domingos, de 7h às 19h, para atender casos gerais de saúde. O objetivo é proporcionar o serviço de Atenção Básica em Saúde para aquele público que não pode comparecer às unidades durante a semana. Quem precisar, poder fazer consultas preventivas também aos finais de semana nas unidades do Portal da Alegria, Porto Alegre, Santa Isabel e Mafrense.

“Aos sábados e domingos vamos oferecer todos os serviços de atenção básica que já são ofertados durante a semana, como coleta de exames, vacina de rotina, consulta médica, pré-natal, curativo, retirada de sonda, dentre outros”, informa Kledson Batista, diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

A capital possui 90 UBS’s, que estão divididas, durante a pandemia da Covid-19, quanto à forma de atendimento. Das 90, 22 atendem exclusivamente casos suspeitos de Covid e das demais 68 atendem casos gerais de saúde. “Estamos inovando, pois além das 22 UBS´s Covid que já abrem de domingo a domingo, teremos 4 que também abrirão todos os dias da semana, mas atendendo casos gerais de saúde”, explica Kledson Batista.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Fonte: Ascom/FMS