Com mais de 100 registros de arrombamentos, Guarda Civil fará monitoramento de escolas municipais em Teresina

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), coronel Nixon Frota, determinou o monitoramento das 317 escolas municipais de Teresina. Segundo levantamento apresentado, pelo menos 100 escolas da capital foram alvos de arrombamentos.

Segundo a PMT, uma reunião entre representantes da Guarda Municipal e Secretaria de Educação, através do secretário Nouga Cardoso, tratou sobre integração das pastas para realizar uma ação de repressão ao crime cometido nas unidades escolares.

“O objetivo é a repressão aos arrombamentos e furtos ocorridos nas escolas da rede municipal. Tive uma reunião com o secretário Nouga Cardoso e o momento  é de diagnóstico com base nos dados da Secretaria Municipal de Educação”, informou o comandante da GCM.

A ação dos vândalos se concentra, principalmente, em 20 escolas das mais variadas zonas da cidade. De janeiro de 2020 a janeiro de 2021 já são contabilizados 100 escolas alvo de criminosos, sendo que algumas foram arrombadas mais de uma vez.  A Escola Municipal Altina Castelo Branco,  na região do Grande Dirceu, foi alvo de oito arrombamentos.

Ao todo são 189 boletins de ocorrência. Entre os objetos furtados estão computadores, botijões de gás de cozinha, móveis, eletrodomésticos e fiação, entre outros.

Após reunião dos secretários, os GCMs iniciaram o mapeamento da situação nesta quarta-feira (13) para o planejamento de ações e preservação do patrimônio público.

“Vamos gerar projetos com resultados positivos para as duas áreas, no sentido de reforçar a segurança nos estabelecimentos de ensino municipais”, disse Nixon Frota.

Atualmente, a Secretaria  Municipal de Educação  (Semec) conta com  317 escolas e mais de 96 mil alunos.