Relatando dificuldades com empresários, Sintetro pedirá à Prefeitura que medie diálogo com Setut

A greve dos motoristas e cobradores irá continuar em Teresina. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro), após a realização de uma Assembleia nesta sexta-feira (26/02).

O Sindicato ainda disse que irá apresentar uma proposta solicitando a intermediação da Prefeitura de Teresina no diálogo com o Setut. 

“O Sindicato ouviu a proposta apresentada pela Prefeitura de Teresina, de liberar R$ 1,5 milhão para custear os salários e benefícios dos trabalhadores, mas os empresários se recusam a assinar a convenção coletiva de trabalho. E o fato de não assinarem essa convenção, representa um prejuízo ao trabalhador, porque ela é uma norma que regulamenta a prestação do serviço, explicitando as obrigações do trabalhador e do empresário. Então, a categoria decidiu pegar a minuta dessa proposta e irmos à Prefeitura para pedir que a gestão municipal faça uma mediação junto aos empresários, para que eles assinem essa convenção.É importante explicar que a mesma não onera em nada os empresários, trata-se apenas de uma regulamentação de serviço. Então, não há motivos para os empresários seguirem nesse impasse”, explicou Francisco Sousa, secretário de Previdência do Sintetro.

Francisco Sousa ainda relatou sobre a dificuldade de diálogo com os empresários.

“A cada rodada de negociações que temos com os empresários, eles mudam as propostas, apresentando uma pior que a outra. Então, entendemos que eles não querem negociar com a classe trabalhadora”.

Conforme o Sintetro, a recusa dos empresários em assinar o convenção coletiva de trabalho é o único impasse que restou para findar os problemas relacionados à classe. Outros pontos anteriormente reivindicados como salário e demais benefícios, como plano de saúde e tiquete alimentação, já foram resolvidos.