Siga as Redes Sociais

Polícia

Polícia Federal cumpre novo mandado de busca e apreensão na Seduc-PI

Publicado

em

Imagem Ilustrativa. (Foto: Nacho Doce/Reuters)

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quarta-feira (30) mandado busca e apreensão na Secretaria do Estado da Educação do Piauí (Seduc), no Centro Administrativo, zona Sul de Teresina.

A ação faz parte da ‘Operação Satélites‘, em desdobramento das investigações relacionadas à segunda fase da ‘Operação Topique‘. O mandado busca e apreensão foi expedido pela Justiça Federal realizado no setor de informática da Seduc.

A medida cautelar tem a finalidade de recolher dados e arquivos de servidores públicos investigados pela prática de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação.

Operação Satélites

No dia 25 de setembro de 2019, Cerca de 80 Policiais Federais e 10 auditores da CGU deram cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão, no Palácio de Karnak, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Educação.

Destes, foram cumpridos 18 em Teresina e um em Luís Correia, expedidos pela 3ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina. Também foi determinado o bloqueio de bens imóveis e de ativos financeiros dos principais envolvidos.

A operação tem como objetivo investigar crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores públicos da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) e por empresários contratados para prestação de serviço de transporte escolar.

De acordo com a PF, os inquéritos policiais instaurados a partir dos documentos apreendidos na primeira fase da ‘Operação Topique‘ revelaram o pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos lotados em cargos estratégicos da Seduc. As investigações também apontaram que o pagamento de propinas ocorria pela entrega de valores em espécie e pela transferência gratuita de veículos e imóveis.

Na ocasião, a polícia relatou que empresários do setor de locação de veículos e agentes públicos atuavam em conluio para fraudar licitações e celebrar contratos de transporte escolar com sobrepreço.

Os serviços eram prestados com superfaturamento mínimo de 40%, causando prejuízo a recursos do Fundeb e do Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE. Somente nos contratos celebrados a partir de dois processos licitatórios fraudados, cálculos da CGU demonstram o desvio de pelo menos R$ 50 milhões.

Execução

Jovem é executado a tiros em lixão a céu aberto na zona Leste de Teresina

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira (28/07) um jovem identificado como William Gomes de Almeida, de 29 anos, foi encontrado morto em um lixão a céu aberto na Vila Bandeirantes, zona Leste de Teresina.

Conforme testemunhas, a vítima transitava próximo ao local, quando foi abordado por um homem, que chegou em uma moto, e efetuou os disparos. A vítima tentou correr, mas acabou sendo atingido pelos disparos, caindo no terreno.

A Polícia Militar esteve no local e isolou a área até a chegada da Perícia Criminal. No corpo, haviam quatro marcas de tiros, duas na região da cabeça e outras duas no abdômen.

O Instituto Médico Legal (IML), realizou a remo do corpo.

A onda de violência na capital tem se agravado nos últimos dias em Teresina. Com o caso, a capital chegou ao quinto homicídio em menos de uma semana.

Continue Lendo

Polícia

Vídeo: Motorista de aplicativo é baleado ao tentar impedir assalto na zona Sul de Teresina

Publicado

em

Foto: Reprodução

Um motorista de aplicativo identificado como Gilson César Gonçalves Moura Reis, de 30 anos, foi baleado nesta quarta-feira (28/07), após tentar impedir um assalto na Rua Padre Cícero Romão Batista, no bairro Piçarra, zona Sul de Teresina. 

A ação foi registrada por câmeras do segurança. No vídeo, é possível ver o momento em que os criminosos chegam em uma motocicleta e abordam algumas pessoas na calçada de casa. Gilson, que havia retirado o carro da garagem, acelera o veículo e acerta a moto com os criminosos, no momento em que eles se preparavam para sair do local. Nesse momento, um dos suspeitos saca uma arma e efetua vários disparos contra a vítima. Em seguida, os dois empreendem fuga a pé, pois a motocicleta fica presa embaixo do carro.

Assista:

A Polícia Militar informou que as pessoas abordadas pelos criminosos, eram parentes do motorista.

Gilson César, foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os criminosos foram presos após invadirem algumas residências da região e encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina.

Continue Lendo

Feminicídio

PI: Mulher é assassinada com tiro de espingarda e marido é preso pela autoria do crime

Publicado

em

Após o crime, o homem se jogou em frente a uma carreta, na rodovia 343 — Foto: Reprodução


Na noite dessa terça-feira (27/07), uma mulher identificada como Maria de Nazaré dos Reis Santos, de 50 anos, foi assassinada com um tiro de espingarda, dentro da própria residência, localizada no bairro de Fátima, na cidade de Campo Maior, Piauí. O suspeito do crime é o marido da vítima, o mototaxista Francisco Magno Soares Reis, conhecido como Louro.

Testemunhas relataram à polícia que o homem estava embriagado e, ao chegar na residência iniciou uma discussão com a mulher, sobre motivos ainda não esclarecidos. Em seguida, a vítima entrou na casa e o homem a acompanhou, ele pegou a espingarda e efetuou o disparo que a atingiu na cabeça. O crime aconteceu na sala da casa.

Depois disso, o homem teria se jogado na frente de uma carreta que trafegava pela rodovia BR 343, mas o motorista conseguiu desviar.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar no local, encontrou o suspeito deitado no acostamento. Ele foi preso em flagrante e a arma foi apreendida.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat