Polícia deflagra operação e prende 'lanceiros' no Centro de Teresina

A Polícia Civil do Piauí, através do 1º Distrito Policial deflagrou a Operação Lanceiros nesta quarta-feira (18) e prendeu homens e mulheres que atuam furtando carteiras e objetos de populares no Centro de Teresina.

No total, 11 pessoas foram detidas, sendo oito mulheres e três homens. Eles se organizam em grupos e praticam um crime que já é comum na região, principalmente em paradas de ônibus. Os ‘lanceiros’, como são conhecidos, observam as pessoas, antes de atacar e simulam situações, como por exemplo, um empurrão ou esbarrão, para distrair a vítima conseguir abrir e retirar os pertences de bolsas ou de seus bolsos.

Essa modalidade é mais comum em áreas do Centro da cidade, principalmente, no entorno das praças Joaquim Saraiva e da Bandeira, onde o fluxo de pessoas é maior. Segundo o delegado Sérgio Alencar, responsável pelo 1º DP, a ação é resultado de uma investigação iniciada no mês de julho, decorrente de inúmeras denúncias registradas sobre esse tipo de crime.

“Ao todo foram cinco meses de investigação, decorrente da grande quantidade de queixas que se tem sobre a ação desse grupo, formado em sua grande maioria, por mulheres. Eles já são habituados nessa prática aqui no Centro de Teresina e, atuam diariamente. As ações são ainda mais frequentes nesse fim de ano, quando o Centro fica mais movimentado”, explicou o delegado.

Ainda segundo a polícia, grande parte dos presos na operação são da cidade de Timon-MA. As identidades ainda não foram reveladas.