Polícia Federal deflagra nova operação no Piauí que investiga desvio de recursos do Fundeb

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18), a Operação Acesso Negado, que investiga atos ilegais de intervenção e embaraçamento a Operação Delivery, que apura desvio de recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) destinado ao município de União.

Nesta fase da investigação, estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Monsenhor Gil, expedidos pela Justiça Federal de Teresina.

“O objetivo do cumprimento das medidas judiciais é colher elementos materiais de prova e que identifiquem terceiros responsáveis por fornecer indevidamente informações de caráter sigiloso”, informou a PF .

Ainda segundo a PF, durante a Operação Delivery foram identificados atos escusos relacionados a encontros obscuros com agentes públicos no intuito de obter informações sigilosas, acesso indevido a processo judicial sigiloso, convergência e manipulação de versões, atos intimidatórios no intuito de frustrar a investigação policial, dentre outros fatos.

Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelo crime de embaraço a investigação policial de crime  praticado por organização criminosa (art. 2º, §1º da lei 12.850/13) cuja pena pode chegar a 8 anos de reclusão. Ao todo, 20 policiais federais participaram da ação.

Nome da Operação

O nome da operação faz referência à conduta daqueles que obtém acesso ilegal a informações  resguardadas pelo sigilo.