Homem que aparece em vídeo no 12º DP denunciando estupro de filhas, pode ter problemas psicológicos

Circula nas redes sociais um vídeo onde um homem aparece na frente do 12º  Distrito Policial, na zona Leste de Teresina, com duas crianças. Nas imagens gravadas nesta segunda-feira (15), o rapaz, exaltado, diz ser o pai das duas meninas, e denuncia que ambas teriam sido vítimas de abuso sexual.

O pai aparece com um papel na mão e alega ser um laudo que comprova que as crianças foram abusadas. O vídeo foi gravado por um popular que presenciou a cena.

Durante a filmagem, ele diz: “Um cidadão e duas crianças que foram estupradas. Ele já mostrou o BO e ninguém quer atender o rapaz. Ninguém sai fora (sic). Isso é uma falta de vergonha pro cidadão brasileiro. Cadê o Conselho Tutelar? Cadê os Direitos Humanos? Agora não aparece ninguém. Já foi feita a denúncia e não aparece ninguém pra ajudar esse rapaz”.

O que diz o 12º  Distrito Policial

O delegado Ademar Canabrava, responsável pelo 12º  DP afirma que o atendimento ao homem não foi negado. Segundo ele, o policial que estava no plantão, ofereceu ajuda para encaminhá-lo até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), pasta responsável por esse tipo de denúncia, no entanto, o homem não aceitou e saiu exaltado no meio da rua.

O delegado ainda relatou ao Portal Encarando que ao fazer uma busca pelo CPF do rapaz, viu que ele já realizou a mesma denúncia há três meses, e que nunca deu prosseguimento ao processo. Ainda de acordo com ele, possivelmente se trata de uma pessoa com problemas psicológicos.

“Ele chegou na delegacia por volta das 08h da manhã afirmando que queria fazer um BO por estupro das duas crianças. E o policial que estava aqui, explicou que nós não podemos fazer esse tipo de denúncia e que ele deveria ir até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Então ele já saiu para o meio da rua e começou a gritar”.

A polícia agora está atrás do paradeiro do homem e das duas crianças para que sejam tomadas as providências necessárias.

“Agora estamos buscando a localização desse rapaz. Nós abrimos uma investigação e vamos atrás dele. Porque ele está usando essas crianças, e aparentemente não tem nenhuma condição de cuidar delas”.

Instruções do Conselho Tutelar

Apesar do direcionamento do caso, é notório que muitas pessoas ainda não sabem como agir nesse tipo de situação. Por isso, o conselheiro tutelar, Dejan Moreira, explica como os pais devem proceder mediante suspeita ou flagrante de violência sexual.

“Diante da suspeita ou de uma violência sexual contra uma criança o adolescente, os pais tem dois caminhos. Eles podem procurar o Conselho Tutelar ou podem ir diretamente à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, que atende de 07h às 18h. A partir das 18h, esse tipo de procedimento é realizado pela Flagrante de Gênero. Não há nenhuma burocracia”, afirma.

O conselheiro ainda explica sobre a realização do processo. “O processo é rápido. Chegando à delegacia, é feito o BO e o delegado (a), expede a requisição para que seja realizado o exame para comprovação de estupro de vulnerável, no caso de vítimas menores de 14 anos, ou de estupro, para vítimas a partir de 14 anos. Se a criança for do sexo feminino, ela será encaminhada para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, se for menino, irá para o Instituto de Medicina Legal (IML)”.

É importante lembrar que o Conselho Tutelar de Teresina possui números específicos para receber denúncias de abuso, violência ou maus tratos contra crianças e adolescentes, que funcionam 24h por dia. Veja!

Conselho Tutelar da zona Leste – (86) 9 9470-0654

Conselho Tutelar da zona Norte – (86) 9 9490-7886

Conselho Tutelar da zona Sudeste – (86) 9 9460 – 3181

Conselho Tutelar da zona Sul – (86) 9 9454-2102