Polícia apreende 30 mil frascos de placebo que eram vendidos como medicamentos em Teresina

Nesta quinta-feira (28/01) o Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (GRINCOT), apreendeu cerca de 30 mil medicamentos adulterados que estavam sendo vendidos em distribuidoras de Teresina. Conforme a polícia, os produtos eram produzidos em dois laboratórios localizados na zona Rural da capital e não possuíam nenhuma propriedade de tratamento.

O delegado João José, titular da GRINCOT, explica que os medicamentos, por se intitularem alimentícios e fitoterápicos, eram vendidos em supermercados e mercearias da capital. No entanto, não passavam de placebo.

“Os produtos eram oferecidos para a sociedade com a promessa de tratamento para algum problema de saúde, no entanto, não curava nada e nem levava a nenhum avanço no tratamento. Não passam de placebo e, em alguns casos, podem até levar os consumidores à morte”, disse o delegado.

O delegado ainda explicou como se deu o desenvolvimento da operação.

“Primeiramente, nós recebemos a denúncia, que inclusive já havia sido encaminhada para o Ministério Público e para a Delegacia Geral de Polícia Civil. Em seguida, foi encaminhado para nós e, ao chegar na nossa delegacia, fomos apurar. Entramos em contato com a Fazenda, para ver a questão tributária e levantamos também a questão dos registros nos órgão competentes como a Anvisa, e não há nenhum registro. Inclusive, esses dois laboratórios estavam interditados, um deles, violou a interdição e continuou produzindo”, explicou o delegado.