Glenn Greenwald fala ao Senado sobre conversas vazadas; Acompanhe!

Era por volta das Xh desta quinta-feira (11/07/2019) quando Glenn Greenwald chegou ao Senado Federal. O jornalista falará à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), por ser o responsável pelo site The Intercept Brasil.

A intenção dos parlamentares é que ele dê mais detalhes sobre como o veículo de comunicação teve acesso aos vazamentos das supostas conversas entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato.

O convite ao jornalista partiu do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição na Casa. “Ele vem sofrendo publicamente ataques de setores do governo, inclusive de Sergio Moro, que vem questionando a veracidade dos diálogos. Precisamos saber o que está acontecendo”, afirmou o parlamentar.

Assista à sessão com a presença de Glenn Greenwald:

Antes de ser questionado pelos senadores, Greenwald terá cerca de 20 minutos para dar explicar como teve acesso ao material que vem publicando no site e em parceria com outros veículos de comunicação. Depois, os parlamentares inscritos poderão fazer perguntas ao jornalista, que terá 5 minutos para responder cada uma delas.

No mês passado, Glenn Greenwald falou à Câmara dos Deputados e reclamou das ameaças que estaria sofrendo. “Eu considero que a ameaça mais grave vem do próprio ministro Sergio Moro, que tem nos chamado de aliados dos hackers e envolvidos em crimes na tentativa de pegar esses documentos. Ele está tentando nos ameaçar, nos intimidar e nos criminalizar”, disse o jornalista ao prestar esclarecimentos na Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Contexto

Em 9 de junho, o Intercept começou a divulgar uma série de reportagens com base em mensagens que mostram suposta interferência do então juiz da Operação Lava Jato no trabalho investigativo.

O atual ministro da Justiça e o chefe da força-tarefa do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, teriam trocado supostas colaborações. Depois, o site continuou com a publicação de matérias sobre o tema.

Sergio Moro e Dallagnol dizem terem sido vítimas de um ataque hacker criminoso e não reconhecem a autenticidade do conteúdo que veio a público. Com base no que foi exposto, ambos negam haver qualquer irregularidade nas conversas.

Fonte: Metrópoles