Exoneração dos deputados que retornaram à Alepi é publicada no Diário Oficial

O governador Wellington Dias (PT) assinou o pedido de exoneração dos seis deputados estaduais que retornaram à Alepi na última segunda-feira (02). As exonerações foram publicadas no Diário Oficial nessa quinta-feira (06).

Segundo os parlamentares, o retorno se deve a votação de um novo pedido de empréstimo, que deve ser encaminhado pelo Governo do Estado nos próximos dias e também para decidirem sobre a destinação de emendas impositivas. Além disso, eles pretendem participar da votação do Orçamento do Estado para 2020, que só acontece na última semana antes do recesso de dezembro.

Wilson Brandão (PP), que estava na Secretaria de Mineração; Flávio Júnior (PDT), que ocupava a Secretaria de Turismo; Pablo Santos (MDB), que estava na Fundação Estadual Piauiense de Serviços Hospitalares; Fábio Novo (PT), que estava na Secretaria de Cultura; Janaína Marques (PTB), que ocupava a pasta da Infraestrutura e José Santana (MDB), que estava na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), retornaram às suas cadeiras na Alepi.

Com isso, os suplentes Elizângela Moura (PT), Warton Lacerda (PT), Cícero Magalhães (PT), Ziza Carvalho (PT), Belê Medeiros (Progressistas) e B. Sá (Progressistas), deixaram a Casa.

Na ocasião, o governador disse que foi pego de surpresa com o pedido dos então secretários, e negou que o retorno tenha faça parte de uma estratégia.

O deputado Júlio Arcoverde (PP) chegou a afirmar que após uma reunião, os parlamentares haviam chegado a um acordo e que retornariam dias depois para as suas respectivas pastas, o que não aconteceu.