Deputados da oposição visitam Uespi e lamentam situação encontrada: "Caótica"

Os deputados de oposição estiveram no Campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina e viram de perto os problemas apresentados pelos estudantes e servidores que protestam contra o descaso com a instituição.

No local, os deputados flagraram muita sujeira e uma pilha de lixo dentro do Campus, além de problemas estruturais como falta de livros na biblioteca, campo de futebol abandonado, além da falta de professores para um grande número de disciplinas. 

“A situação é caótica. Os servidores terceirizados estão com três meses de salário em atraso. Devido às dificuldades enfrentadas pela Uespi o número de evasão subiu, inclusive no curso de Medicina. Tem turma que conta com apenas cinco alunos e outras começam com 40 estudantes e terminam apenas com 13”, declarou a deputada Teresa Britto (PV), que prometeu destinar R$ 100 mil no orçamento do próximo ano para investimentos na Universidade Estadual.

Lixos empilhados dentro do Campus. Foto: Instagram / Gustavo Neiva

Após a visita, o deputado Gustavo Neiva (PSB), que faz parte da comissão de Educação, disse que irá destinar uma emenda parlamentar para a instituição e que os deputados irão pressionar o governo em busca de melhorias. “A situação da Universidade Estadual do Piauí realmente é lamentável. Sujeira no campus, servidores com salários atrasados, disciplina sem professores, falta segurança e os alunos estão se recusando a assistirem aulas nessas circunstâncias. Irei destinar emenda parlamentar para a Instituição, mas é dever do Estado cumprir com suas obrigações, pois estamos falando da maior instituição de Ensino Superior do Estado. É preciso que os deputados pressionem o governador para se ter uma resposta. A Uespi não quer morrer”, disse o parlamentar.

Os alunos fazem críticas ao reitor Nouga Cardoso. Segundo os eles, o reitos estaria sendo omisso aos protestos. Alguns estudantes afirmam que a falta de interesse do reitor pela instituição se dá por conta das proximidades das eleições, nas quais Nouga será candidato a prefeito na cidade de Monsenhor Gil – PI, com apoio do governo do Estado.

Os alunos fizeram um protesto onde jogaram simbolicamente o reitor dentro de um saco de lixo. Foto: Instagram / Gustavo Neiva