Wellington Dias transmite governo para Regina Sousa e viaja para Itália

O governador Wellington Dias fez a transmissão da chefia do Poder Executivo para a vice-governadora Regina Sousa, nesta sexta-feira (25) e viaja para Itália e, no domingo (27), no Vaticano, participa do encerramento do Sínodo, uma assembleia de bispos de todo o mundo, presidida pelo papa Francisco e que, neste ano, tem como tema o Meio Ambiente – Mudanças Climáticas e a Amazônia.

Na segunda-feira (28), a convite de Vossa Santidade, o papa Francisco, Wellington Dias participa da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia. Na Itália, Wellington será acompanhado de governadores da região Amazônica e de outros líderes estaduais.

No Vaticano, o governador vai apresentar dois projetos inéditos que visam ao desenvolvimento de políticas públicas de preservação ambiental e crescimento sustentável. “Também teremos uma agenda no dia 30 na Alemanha, com representantes da Alemanha e Noruega e com dos Fundos que atuam na área do Acordo de Paris, onde terei oportunidade de apresentar o Programa Ativos Verdes, que é novidade no cenário do Brasil e do mundo e, inclusive, o convite foi em decorrência desse projeto”, explica o governador.

O Programa Ativos Verdes do Piauí é o marco regulatório do estado no acordo de Paris para a contenção das mudanças climáticas.

No encontro, o governador também vai destacar a iniciativa pioneira voltada para a gestão com sustentabilidade de parques ambientais. “O objetivo é estruturar os parques piauienses para que os mesmos tenham uma gestão autossuficiente, com propostas de gerações de atividades, como hotelaria, produção de mudas, mel e artesanato”, explica Dias.

O Piauí é o quinto estado brasileiro com mais áreas naturais preservadas e possui os maiores parques de caatinga do Brasil, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Capivara e Serra das Confusões. Atualmente, o território piauiense possui 32 parques com 3.200.000 hectares de preservação obrigatória, o que representa 12,5% do seu território, entre eles os parques do Rangel, Lagoa do Portinho, Uruçuí-Una, além dos citados anteriormente.

A governadora em exercício Regina Sousa declarou que dará continuidade à sua agenda de compromissos oficiais e na terça (29) vai para Salvador, na Bahia, participar de um evento da Organização das Nações Unidas (ONU), onde serão discutidos temas relevantes como a fome, a desnutrição e obesidade. “Serão seis países e 50 pessoas convidadas”, disse.