Siga as Redes Sociais

Política

Firmino Filho flexibiliza tráfego em avenidas do Dirceu

Avatar

Publicado

em

Atendendo reivindicação dos comerciantes do Grande Dirceu, a Prefeitura de Teresina flexibiliza, a partir desta sexta-feira (20), o tráfego de veículos nas faixas exclusivas para ônibus da Avenida principal do bairro e da Joaquim Nelson. O prefeito se reuniu com empresários da região para anunciar a medida e informou que uma comissão irá analisar mudanças nos demais corredores de ônibus da cidade.
 
“Retomamos o diálogo com comerciantes para fortalecer o comércio da região e a flexibilização do tráfego nas principais avenidas era uma reivindicação dessa categoria. Além disso, a Prefeitura vai analisar outras sugestões apresentadas para melhorar o trânsito na área”, ressaltou o prefeito.
 
De acordo com a portaria expedida pela Strans, em dias úteis, será permitida a livre circulação, paradas e estacionamentos, das 8h30 às 17h.  No horário de pico também serão permitidos o embarque e desembarque de passageiros de outros veículos. Já nos demais horários, domingos e feriados, a circulação nas faixas exclusivas segue restrita a ônibus, veículos do transporte escolar, táxi e mototáxi.
 
O presidente da Associação dos Mercadinhos de Teresina, Milton Carvalho, reforça que essa flexibilização vai beneficiar todos os comerciantes. “O prefeito nos deu a oportunidade do diálogo e atendeu nosso pedido. Acreditamos que, com essas alterações no trânsito e o fim da pandemia, a economia também voltará a crescer e assim cresceremos juntos”, ressaltou.

Eleições

Mais de 558 mil devem votar no 2º turno em Teresina

Avatar

Publicado

em

Os eleitores de 57 cidades brasileiras vão eleger, em 2º turno, os respectivos prefeitos neste domingo (29). No Piauí apenas Teresina terá a experiência do segundo turno mais curto da história das eleições, por conta da pandemia do novo coronavírus. Na capital estão aptos para votar 558.661 eleitores, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em apenas duas semanas, os candidatos Doutor Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) tiveram que selar alianças e pedir votos no segundo round da corrida pela Prefeitura Municipal de Teresina, que iniciou em uma disputa acirrada com 13 candidatos de diferentes legendas.

O 2º turno das eleições municipais da capital tem previsão de ser tranquilo, seguindo a tendência do 1º. A campanha política, no entanto, precisou ser feita às pressas em um pleito completamente inovador, com a possibilidade de justificar voto fora do domicílio através de aplicativo e dispensação da biometria.

Anderson Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), conta que o processo eleitoral está muito bem encaminhado. “Nós terminamos os procedimentos com as urnas eletrônicas. O processo começou no sábado, a partir de um cronograma que foi concluído na terça-feira. As zonas já estão prontas para serem instaladas neste sábado, e isso deve começar logo cedo. Então as urnas ficam prontas para votação das 7h até às 17h no domingo [29]. No horário de 7h às 10h estamos dando a preferência para os idosos”, explica.

As medidas de distanciamento permanecem. “Os cuidados são os mesmos: álcool gel disponibilizado pelo TSE e levar sua própria caneta. Vamos ter canetas disponíveis, mas a recomendação é dar preferência em levar a própria. Além disso, o eleitor só pode entrar na sala de votação com máscara, se não ele não é autorizado a entrar no ambiente de votação”, acrescenta.

Fonte: Meio Norte

Continue Lendo

Política

Às vésperas da eleição, dinheiro é derramado para compra de votos

Redação Encarando

Publicado

em

A Polícia Federal tem trabalhado arduamente para combater a compra de votos durante as eleições de 2020. Ao mesmo tempo que o dinheiro é derramado para a prática do crime, operações policiais se intensificam, no intuito de evitá-lo em todo o Brasil.

No Ceará, na manhã deste sábado (28), mais precisamente na cidade de Caucaia, o irmão do prefeito Naumi Amorim (PSD) e três secretários municipais foram abordados pela Polícia Civil. Antonio Uedson da Silva, procurador-geral adjunto do Município de Caucaia, foi flagrado com maços de dinheiro no cós da calça. Além dele, a polícia abordou Carlinhos Gomes, vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, o secretário de Patrimônio Assis Medeiros, e Miguel Carolino de Amorim, irmão do Naumi Amorim. Com o grupo, a Polícia Federal (PF) encontrou um grande volume de dinheiro escondido nas roupas íntimas. Segundo informações preliminares, o volume de dinheiro apreendido chega a R$ 1 milhão.

No Piauí não foi diferente. A Polícia Federal também deflagrou uma operação contra o presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (MDB). A investigação apura suposto crime de corrupção eleitoral (compra de votos) e transporte irregular de eleitores em benefício do vereador mais votado nas eleições 2020 em Teresina, Jeová Alencar. A Operação Olaria se deu após a prisão em flagrante de Fernando Café, importante liderança no bairro Cerâmica Cil, na zona Sul de Teresina. Ele foi preso no dia 15 de novembro por suspeita de compra de votos, dentre outros crimes. 

Operação em Caucaia

Operação em Teresina contra Jeová Alencar

Continue Lendo

Eleições

Amostragem: Dr. Pessoa lidera com 65,69%; Montezuma 34,31%

Avatar

Publicado

em

Pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem no dia 26 de novembro com 800 eleitores em Teresina aponta o candidato à prefeito Dr Pessoa (MDB) na liderança com 65,69% das intenções de votos válidos, ou seja, quando se exclui os brancos/nulos e aqueles que não sabem/preferem não opinar. 

O candidato do PSDB, Kleber Montezuma aparece com 34,31% das intenções, segundo a pesquisa. O levantamento tem margem de erro de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda na pesquisa estimulada, ou seja, quando é apresentado o disco com o nome dos candidatos, mas considerando as menções de brancos/nulos e os que não sabem ou preferem não opinar, o candidato Dr Pessoa (MDB) tem 58,88% das intenções de votos, enquanto Kleber Montezuma (PSDB) aparece com 30,75%. Neste recorte, 6,88% dos entrevistados apontaram a pretensão de votar em branco/nulo ou nenhum; e 3,5% não sabe ou não opina. O levantamento do Amostragem foi encomendado pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, sendo registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PI-07504/2020 no dia 20 de novembro de 2020.

Os dois candidatos que concorrem ao segundo turno na capital piauiense aparecem com altos índices de firmeza na intenção de voto, segundo pesquisa do Instituto Amostragem. Entre os eleitores entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Dr Pessoa (MDB), 86,62% apontaram que não mudam, já está decidido; enquanto 10,62% indicaram que ainda podem mudar de candidato até o domingo 29 de novembro. Os eleitores que não sabem/não opinam atinge 2,76%.

Dentre os eleitores entrevistados que sinalizaram a intenção de voto no candidato Kleber Montezuma (PSDB), 86,59% indicaram que não mudam, já está decidido; 11,38% dos entrevistados apontaram que ainda podem mudar, enquanto 2,03% não sabe ou não opina.

Fonte: Meio Norte

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat