Siga as Redes Sociais

Eleições

Articulações e traições na reta final do segundo turno das eleições em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Fotos: Reprodução/Facebook

A traição e a infidelidade, certamente estas são as palavras que mais predominam no âmbito do segundo turno das eleições em Teresina. Acordos firmados são quebrados repentinamente para atender determinados interesses pessoais, deixando a ‘coletividade’ e o ‘companheirismo’ em segundo plano.

A retórica vale para o candidato Kleber Montezuma e seus aliados da linha de frente da campanha, como no caso do prefeito Firmino Filho (PSDB) e o senador Ciro Nogueira (PP). Desde o fim de semana, até agora, foram uma série de ‘surpresas’. Nomes, que até então, faziam parte do governo tucano direto ou indiretamente, ou de siglas aliadas apunhalaram o professor e declararam apoio ao emedebista, Dr. Pessoa.

A lista é extensa, mas alguns nomes causaram mais ‘espanto’, como no caso do vereador Joninha, do próprio PSDB. O parlamentar não conseguiu se reeleger e, no último fim de semana declarou apoio a Dr. Pessoa, alegando ‘circunstâncias’, que não foram esclarecidas. Detalhe: O vereador sempre foi um dos que mais obteve privilégios na gestão tucana na capital e, no primeiro turno, apoiava com fervor a candidatura de Kleber.

Outro nome, é o do suplente de vereador Pedro Fernandes, do Progressistas, ex-vereador filiado ao Progressistas, que também optou por estar do lado do médico no segundo turno. Segundo o presidente do Diretório Municipal do PP, vereador Aluísio Sampaio, o partido não foi comunicado previamente sobre o apoio de Pedro Fernandes a Dr. Pessoa. Vale ressaltar, que na última legislatura, o suplente de vereador Pedro Fernandes chegou a assumir o mandato por 3 anos, fortalecendo a base de sustentação política do PSDB na Câmara de Vereadores.

A decisão de Caio Bucar, não foi tão surpreendente, já que o mesmo é filiado ao Republicanos, partido que agora é comandado pelos Flávios Nogueira, aliados de primeira linha do governador Welington Dias. No primeiro turno, o Republicanos apoiou Fábio Abreu (PL) e no segundo turno, o próprio Abreu e o presidente do Republicanos, deputado Gessivaldo Isaías, já declararam apoio a Dr. Pessoa, dessa forma, Bucar seguiu na mesma direção do seu partido. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato de que ele fazia parte da gestão do prefeito Firmino. O então parlamentar, deixou a Câmara para assumir a direção da Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (Eturb), a convite do próprio gestor municipal.

Nilson Cavalcante (PSL), o suplente foi candidato pelo PSL e, no primeiro turno apoiou Kléber Montezuma. Agora, Nilson afirma ter outros plano e migrou seu apoio para a oposição. Detalhe: Com anúncio oficial realizado ao lado do vice de Dr. Pessoa Robert Rios (PSB) e do deputado estadual Henrique Pires (MDB).

Além destes, outro caso curioso, oda suplente Luciana Sebim (PP) que apoia Kleber Montezuma, enquanto isso, seu pai, o ex-vereador Humberto Silveira (Sebim), declarou apoio a Dr. Pessoa.

Eleições

Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Dr. Pessoa (MDB), foi eleito neste domingo (29/11), prefeito de Teresina. Com 100% das urnas apuradas, o emedebistas conseguiu 236.339 votos (62,31%), enquanto o candidato Kleber Montezuma, obteve 142.941 votos (37,69%).

Os números confirmam as estatísticas apontadas pelas pesquisas eleitorais realizadas na capital, que apontavam para a vitória do médico.

Ainda neste domingo, o candidato eleito discursou em um palco montado no comitê de sua campanha, no bairro Jóquei Clube, na zona Leste de Teresina.

“Foi a vitória da democracia. Não vou fazer caça às bruxas, sou um cidadão que conseguiu ser prefeito da cidade, passo a passo”, disse Pessoa.

Continue Lendo

Eleições

TRE atualiza dados e aponta oito ocorrências com urnas eletrônicas em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Segundo informações do Sistema Ocorre JE da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento 8 (oito) ocorrências foram registradas pelos cartórios eleitorais no respectivo sistema, relacionadas as urnas eletrônicas de votação.

Do total, 7 (sete) foram substituídas por urnas de contingência e 1 (uma) outra teve sua ocorrência solucionada sem a necessidade de troca. 

A votação permanece, até o momento, sendo 100% eletrônica em todo o Estado.

Continue Lendo

Eleições

Ocorrência de compra de votos em escola não foi confirmada, informa TRE-PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/TRE-PI

O Comitê de Segurança Integrado – Eleições 2020 do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, informou na tarde deste domingo (29), que não houve registro de ocorrência relacionada a eventual compra de votos na Unidade Escolar Noé Fortes, no bairro Planalto Ininga.

Segundo o TRE “havia situação sob análise, mas não chegou a ser confirmada e nenhum procedimento policial foi lavrado“.

Com isso, até o presente momento, não houve registro de ocorrências policiais relacionadas ao 2ª Turno das Eleições na capital.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat