Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Luiz Menezes no PSL

Silas Freire

Publicado

em

Por desavenças com o deputado João Madison que, lhe tirou o comando do MDB de Piripiri, o prefeito Luís Menezes já está com sua saída da sigla agendada. Menezes deve agora se filiar ao PSL do presidente Bolsonaro que já teria mandado incluir em sua comitiva, líderes da executiva nacional para alinhavar a chegada de mais dois grandes líderes de duas das quatro maiores cidades do estado, começando por Menezes e Mão Santa.

Tiago no INCRA: Uma vela pra Deus, outra para o diabo

O ex-vereador de Teresina Tiago Vasconcelos , hoje Superintendente do INCRA no Piauí, apadrinhado pelo deputado Júlio César (PSD), terá que ter jogo de cintura na direção do órgão. Tiago presidiu há pouco tempo o partido PHS que, não atingiu cláusula de barreira. Mas foi a sigla que o ex-vereador levou para coligação do senador Elmano, embora induzindo 99% de suas liderancas para votar em WD., Vasconcelos mantém uma boa relação com os petistas, inclusive sendo, segundo uma fonte palaciana, detentor de algulmas indicações na lotada secretária de Osmar Júnior. Sendo assim, os Petistas da Reforma Agrária estão com um discurso meio estranho nos assentamentos: “O nosso Índio mandou nos dizer que o superintendente do Incra é nosso”. Fala contrária ao direcionamento do governo Bolsonaro que, proíbe terminantemente o diálogo com o MST no Brasil. Como Tiago continuará acendendo uma vela pra Deus e outra pro diabo?

Porque JVC faz isso?

Por ser um empresário milionário, todo ano pré-eleitoral, o ex-senador João Vicente Claudino se mobiliza politicamente. JVC sempre consegue envolver centenas de pessoas em movimentações políticas, para depois desaparecer do mapa. Foi assim em diversos pleitos. Amanhã ele levará a caravana da ilusão à Picos, anunciando o velho advogado do Grupo Claudino, Moacir Leal como palestrante, empossará a vereadora Dalva Mocó como presidente do PTB Mulher de Picos, acenderá as luzes da perspectiva, para depois programar uma viagem internacional e desligar o chip como fez em todos os anos eleitorais. A última do filho do Sr. João, foi acender a segunda divisão do futebol do Piauí, para colocar o seu Fluminense, e na reunião final, ele mandou tirar o time, botou defeito em tudo, e todo mundo acatou.

Abreu lança candidatura à PMT no inseguro Dirceu

O lançamento teria sido em uma cerimônia religiosa na Igreja de Santa Teresinha, comandada pelo padre Adão, cabo eleitoral assumido de Fábio Abreu. Embora a igreja estivesse lotada, com cerca de 300 pessoas, não traduziu o sentimento dos mais de 200 mil moradores do Dirceu. Lojas fechando, desempregando famílias, tudo pela escalada da violência na região. A onda de assaltos e arrombamentos tem deixado comerciantes desmotivados e é visivel o fechamento de dezenas de comércio. Muitas liderancas que apoiaram Abreu naquela região já abandonaram o barco, revoltados com a situacao de insegurança. Parece que comecar pelo Dirceu não é o lugar certo. Cadê caveirão do Abreuzão?

Fim das coligações proporcionais. Comissões provisórias devem marcar eleição 2020

As eleições de 2020 deve servir de laboratório para os políticos mais graúdos, deixando os experimentos para os municípios.

01- Fim das coligações proporcionais. Os partidos só se coligarão na majoritária. Em compensação, poderão ter em números de candidatos a vereador até 150% do números de vagas da Câmara.

02- Fim das comissões provisórias, pouco atentado até agora pela classe politica. O TSE aprovou a resolução que acaba com comissões e institui a obrigatoriedade dos diretórios municipais.

03- Fundo especial de financiamento já vigente na eleicao de 2018. Importante que os partidos se concientize que precisam dos diretórios para participar desse fundo. E estejam quites com a Justiça Eleitoral. 

04- Domicílios eleitoral: Na última eleição municipal o candidato deveria ter pelo menos um ano de domicílio eleitoral. Em 2020 esse prazo de encurta para seis meses, podendo os candidatos mudarem seu domicílio eleitoral até abril do ano da eleição.



Silas Freire

Júnior do MP3: “Assis Carvalho é sujo e um mal cabo eleitoral”

Silas Freire

Publicado

em

O presidente estadual do PT, deputado Assis Carvalho tem dito ser contra candidaturas fracas dentro do partido, sem chance de chegar a PMT. Em resposta as declarações do presidente, o polêmico petista e pré-candidato a prefeito de Teresina, Júnior do MP3, disparou dizendo que Assis tem uma imagem suja, e por isso não será um bom cabo eleitoral. Júnior disse ainda que, diferente do interior, o do eleitor teresinense sabe distinguir. Eita que o PT do Assis sempre pega fogo!

Marcelo Castro não quer Robert na chapa do MDB 

O presidente estadual do MDB, senador Marcelo Castro foi taxativo em dizer que o seu partido não tem chapa fechada para Prefeitura de Teresina. Segundo alguns Mdebistas, essa afirmação do senador foi uma forma de querer barrar a possibilidade do ex-deputado, Robert Rios, ser o candidato a vice de Dr. Pessoa. Marcelo acha que Robert não soma. Mas no fundo, no fundo (alimentando sabe-se lá do quê), todos sabem que o senador ainda sonha com a ida de Sílvio Mendes para o quadro. O problema é que o ex-prefeito tem declarado que não ficará contra o grupo do prefeito Firmino. Pelo visto, se depender de Marcelo, Robert, não terá vida fácil de vice.

Solidariedade está vivendo internamente um clima tenso

Imagem: Divulgação

Embora os novos e futuros filiados neguem, uma fonte da coluna de dentro do partido Solidariedade, diz que a sigla passa por uma crise interna e silenciosa. Tudo começou com a interlocução mais próxima da deputada Marina Santos com o governador W. Dias em detrimento das outras lideranças. Embora os integrantes neguem, o Solidariedade dará maiores passos dentro da administração estadual sem o intermédio e conhecimento de Gomes e outras valiosas lideranças. O governador Welington Dias é doutorado em arrumar essas desavenças nos partidos políticos quando eles começam a crescer. E só lembrem do PTB de JVC e Elmano no terceiro mandato do Índio, e do Progressista no início desse quarto mandato. Dias não tolera ver grupos políticos coesos que ele entra para individualizar os integrantes e dissolver o grupo. Fiquem de olho!

R. Sá quer ser candidato a prefeito na sombra

O empresário R. Sá que seria o nome convidado pela direção estadual do PSL para disputar a prefeitura de Picos, inclusive com o apoio do presidente Bolsonaro, admitiu está investindo em sua candidatura longe da oposição, e sim na sombra do atual prefeito, Padre Valmir (PT) e do governador W. Dias. R. Sá confidenciou que só sairá candidato se houver uma unanimidade do grupo do Padre Valmir em torno do seu nome. E parece que isso não será difícil, já que o empresário Araujinho, sogro do secretário de Fazenda , Rafael Fonteles, que também tinha pretensão de ser candidato a prefeito, acabou se queimando depois de ter sido acusado de chefiar um esquema criminoso de grilagem de terras no litoral do Piauí. Episódio que daria aos adversários, forte “ munição” para bater no grupo governista.

MDB pode perder Lobão e James Guerra 

Foto: montagem Portal Encarando

Com o manual de Maquiavel debaixo do braço, o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, vem dando as cartas na chapa proporcional do MDB, e por isso, a sigla pode perder Luís Lobão que, está em linha de conflito com a direção partidária, e o delegado James Guerra, primeiro suplente de vereador, muito bem votado na eleição passada. Para os dois líderes Mdebistas, Jeová está decidindo até os números usados pelos candidatos. Diante dessa situação, eles começaram a serem sondados por outros partidos. Assim como o delegado Samuel, Lobão e Guerra podem ter o ninho tucano, (PSDB) como destino. Se continuar assim, espantando nomes, o MDB não passará de dois vereadores na sua bancada.

Continue Lendo

Silas Freire

Consórcio de Governadores do Nordeste: Realidade e Utopia

Silas Freire

Publicado

em

Os governadores do Nordeste, estiveram reunidos ontem no Piauí, e numa carta depois do encontro, os gestores pontuaram vários aspectos comuns entre os estados e pactuaram estratégias. De verdade mesmo, eles decidiram comprar medicamentos juntos para agilizar o recebimento e melhorar o preço. Por outro lado, acertaram idas a países europeus para dialogarem com investidores e autoridades do velho mundo. Mesmo sabendo eles, que sem o aval da União, qualquer investimento, de um outro continente em estados brasileiros é pura utopia. Em um momento em que alemães e franceses fazem restrições à política ambiental do governo Bolsonaro, quatro Países estão definidos para o passeio dos Governadores: Alemanha, França, Itália e Portugal. Resta saber se esses gestores irão à Europa, demonstrar que também são contra o modelo de política ambiental do capitão Bolsonaro. Aí a briga entre esses governantes e o Planalto, irá só aumentar.

Charles Silveira otimiza atendimento básico de saúde em Teresina 

Em entrevista ao programa Diálogo Franco da Rádio TV Jonal MN, o presidente da Fundação Municipal de Saúde – FMS, Charles Silveira, destacou que todos os seus esforços é para melhorar a saúde preventiva no município para diminuir a tensão na urgência. Com a falta de profissionais da área, o gargalho era a descontinuidade nas unidades básicas de saúde. Por isso, a FMS está contratando médicos, enfermeiros e técnicos numa chamada pública para não acontecer descontinuidade dos serviços. Esse incremento, andará de mãos dadas com o acesso da população a especialistas como ortopedistas, cardiologistas e outros. Sem esse acesso, a população acaba lotando e gastando muito nas UPAs e no HUT. Previnir para economizar, esse é o caminho.

Turma de Assis Carvalho arromba Câmara de Nossa Senhora dos Remédios 

Depois das estripulias em sua gestão, inclusive com contratações de pessoas sem concurso público para favorecer seus candidatos na eleição passada, o prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lazaro do PT, cabo eleitoral de Assis Carvalho, teve seu mandato cassado na última terça-feira (20). Ontem, os vereadores ligados ao prefeito, José Salmo e Carlinhos Elias, conhecidos como a “turma do Assis”, arrombaram o prédio da câmara para furtar documentos, e assim, tentar impedir a posse do então presidente da câmara, Júnior Jabarão, já que a vice renunciou ao cargo. O ato de arrombamento foi flagrado pela população e ganhou grande repercussão na cidade.

Cerco se fecha para Ciro Nogueira 

Até o ministro Gilmar Mendes que tem fama de dificultar investigação de políticos, resolveu autorizar abertura de inquérito para que a Procuradoria e Polícia Federal possam investigar o senador Ciro Nogueira, no prazo de 60 dias, por crime de caixa dois. Segundo a delação de Joesley Batista, o senador está encrencado até o pescoço, com grana suja do grupo J&S. Para um jurista experiente que trabalha na corte, a situação do senador é cada vez mais difícil, e o cerco está fechando. No Piauí, Ciro continua circulando com pompas de poderoso, e é de longe, o político mais cobiçado pelas lideranças do interior.

Entorpecentes nas Universidades Federais? 

Há muito, o presidente Bolsonaro tem denunciado que, alguns setores das Universidades Federais, não tem sido usado para educação. Em Teresina um aluno de filosofia da UFPI foi preso com mais de 100 comprimidos de ecstasy na sua residência que fica na zona Sul. Segundo a PF, o estudante que não teve sua identidade revelada, faz parte de um sistema interestadual de tráfico de entorpecentes. A PF agora, quer saber se os escritórios desses traficantes, são as instituições de ensino.



Continue Lendo

Silas Freire

Governo encaminha para Alepi pedido de empréstimo no valor de R$ 1,8 bilhões

Silas Freire

Publicado

em

Como a coluna já tinha anunciado, o governador W. Dias encaminhou à Alepi , mensagem pedindo autorização do parlamento para contrair mais um empréstimo. Agora no valor de aproximadamente R$ 1,8 bilhões. A justifica, é que essa dinheirama será usada para cobrir despesas do falido, fundo previdenciário e precatórios do estado. Com o apoio da maioria dos parlamentares, o pedido deve passar facilmente na casa legislativa.

Bolsonaro coloca luta de Themístocles no orçamento da União 

Depois de ter recebido um ofício do Governo Bolsonaro, informando da decisão de incluir no Orçamento Geral da União as obras de conclusão do trecho piauiense da BR 222, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho é só felicidade. Há muitos anos o deputado bate à porta de diversos governos em busca da pavimentação desse trecho da BR que liga o Piauí ao Ceará e Maranhão. Sampaio sempre se referiu a 222 como um objeto de desejo. Até os jornalistas já se acostumaram ouvir ele falar dessa obra. Serão destinados mais de R$ 100 milhões para a execução. Agora é ficar na torcida para que esse sonho que, é de todos os piauienses, vire realidade.

Projeto comunista não é Fake e sim mal explicado 

O deputado Orlando Silva do PCdoB e a militância esquerdista, trataram de usar as redes sociais para espalhar que o projeto de reconhecimento de família, independentemente de relação sanguínea era fake news. Diz o parlamentar que a expressão no projeto é para protejer as adoções nas relações homoafetivas e não para libertinagem de relações de pai, filhos e irmãos. O parlamentar poderia ter sido mais claro em seu projeto, para não levantar discursões desnecessárias como a polêmica do kit gay que, para uns é um “vai que cola”, para outros má interpretação. Por dever do bom jornalismo, fica a explicação do deputado comunista.

Direção nacional do BB decide manter superintendência do Piauí 

Imagem: Divulgação

Atendendo ao pedido da bancada federal Piauiense, a direção nacional do Banco do Brasil decidiu manter a superintendência da instituição no estado. A decisão foi durante reunião na manhã de ontem no gabinete do senador, Ciro Nogueira em Brasília. O senador disse em entrevista à TV Cidade Verde que estava apreensivo pelo fato da direção do BB querer transferir a superintendência para o Maranhão. O atrito do governador Flávio Dino com o Palácio do Planalto também ajudaram muito na decisão que favorece o Piauí.

Prefeito Firmino Filho contrata consultoria e diz que fará tudo pelo Inthegra

O prefeito Firmino Filho (PSDB) em entrevista ontem à Radio TV Jornal MN , declarou que já contratou uma consultoria externa para corrigir as falhas do Inthegra. Ele admite os problemas operacionais que impactam na qualidade, e diz que acompanhará tudo de perto para que o sistema atenda a população da melhor forma possível.


Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 99993-7330 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat