Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Jornalismo piauiense perde um pouco da sua sinceridade

Silas Freire

Publicado

em

Foi pouco o convívio desse colunista Egidio Brito, mas as vezes, apenas dois ou três contatos é o suficiente para ver através do sorriso e do olhar de uma pessoa sua sinceridade e integridade. E essas foram as marcas que Egídio deixou em mim, um homem de bom caráter e sem maldade. Antes de voltar pra TV Meio Norte, ele entrou em contato comigo pelas redes sociais e me perguntou se não teria espaço para ele no programa, eu brinquei e disse: Você é talentoso uma indicação minha vai lhe atrapalhar. Pouco tempo depois, lá estava ele na TV, e eu, senti uma grande alegria em vê-lo lá. Nesses últimos dias, Egídio teve um espaço especial em minhas orações, mas essa foi a vontade do Pai. O jovem jornalista lutou muito pela vida, mas se foi, segundo familiares, devido um edema cerebral e insuficiência renal. Agora, é continuar orando pela família, e que ele siga seu caminho.Vai com Deus bom menino!

Evaldo empregou Sérgio para ele denunciar major Paulo Roberto

Foi sujo o julgamento do major Paulo Roberto no Solidariedade. Que o vereador não votou nos candidatos do partido, mesmo que ele negue, isso é um fato. Mas ao que parece, próprio Sérgio Ribeiro, que concorreu a uma vaga de deputado estadual, e teve pouco mais de 300 votos, também não votou nos federais do partido. Entretanto, no final das contas, quem saiu ganhando foi ele (Sérgio), que foi nomeado a um cargo na Fundação Wall Ferraz, comandada pelo deputado Evaldo Gomes, presidente estadual da sigla. Resumindo: A punição pode até ter sido justa, mas andou longe de ser limpa.

Porto e Ferrovia não saíram em 13 anos de governo WD e é melhor entregar Fecomércio

Foto: Patrícia Andrade

O presidente Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomércio – PI) e o vice-presidente nacional da Confederação do Comércio confirmaram o interresse em receber as obras da Ferrovia Teresina/Luis Correia e do Porto, que estão sob responsabilidade do estado mas nunca avançaram em 13 anos do governo petista de Welington Dias. Valdeci Cavalcante revelou que dia 15 vai se reunir com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), órgão do Governo Federal responsável pelas duas ruínas, para obter a concessão. A informação é que existe planos para a construção de uma Marina no lugar do Porto e a revitalização da Ferrovia. Não é possível que o governo estadual vá se opor a uma proposta dessa. Foram só promessas em 13 anos, e boa parte deles com o Governo Federal sendo comandado pelo PT, mas nada saiu do lugar.

Padre Walmir dá ‘bombaquim’ em Araujinho e Fonteles

Foto: Reprodução / Instagram padre Walmir Lima

O prefeito de Picos, padre Walmir, não faz mais segredos sobre quem será sua candidata nas eleições do ano que vem. Trata-se da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana. O religioso colocou Maria debaixo do braço e a leva para todas as ocasiões políticas. Ele disse inclusive, em uma roda de vereadores que o governador já autorizou a trabalhar o nome da moça. Sendo assim, o ‘bombaquim’ maior foi no empresário Araujinho, sogro de Rafael Fonteles, o homem do cofre do governo e cunhado do conselheiro Kléber Eulálio, que deixou o cargo para padre Valmir assumir a prefeitura. Vitor Hugo presidente da Câmara também sonhava, mas pessoas íntimas do padre afirmam que ele disse que os dois são ‘bichados’ e é pecado apoiar ‘bichado’.

Reitor Nouga se acovarda e pede licença no pior momento da Uespi

Foto: Reprodução / Internet

Com a Uespi passando, talvez, pelo seu pior momento com problemas estruturais, atrasos de salários, bolsas de estudos em risco, e ameaça de perda de curso, em um cenário de completo abandono por parte do governo do Estado, o Reitor Nouga Batista, em um ato de covardia pediu licença de 3 meses para resolver problemas particulares. A Uespi, mesmo com todo abandono tem cursos que devem na próxima medição ter conceitos excelentes graças a alunos e docentes. Mas Nouga fugiu com vergonha, segundo fontes da própria Universidade.

Silas Freire

O ‘embate’ entre Marcelo Castro e Themístocles sobre vereador Lobão no MDB

Redação Encarando

Publicado

em

Já tornou-se público o ‘embate’ entre os presidentes estadual e municipal do MDB em relação à permanência do vereador Luiz Lobão, na sigla. Enquanto Themístocles Filho afirma que o vereador é um infiltrado dentro do partido, que trabalha para o prefeito Firmino Filho (PSDB), cogitando até mesmo acionar a Comissão de Ética para avaliar a expulsão do vereador, o senador Marcelo Castro bateu o pé e disse que Lobão não sai da legenda, afirmando que não existe lógica, expulsá-lo com base em perspectivas de que ele não votará no candidato do partido. É, ao que parece, o vereador ainda vai dar muito assunto ao partido e, mais na frente saberemos quem vencerá esse ‘duelo’ interno. Qual a sua aposta?

Oposição busca medida legal para obrigar WD a pagar piso dos professores anunciado por Bolsonaro

Após Wellington Dias anunciar que não pagará integralmente o reajuste do piso dos professores, de 12,84%, a oposição anunciou que está estudando estratégias legais para que a proposta nacional seja cumprida no estado. Segundo declaração do deputado Gustavo Neiva (PSB), o governo deveria ter cortado gastos quando realizou reforma administrativa para investir em áreas essenciais, como a educação e a valorização do professor, coisa que não foi feita.

PRF entrega 60 viaturas à secretaria de Segurança

Foto: PRF

A PRF realiza hoje (24), a entrega de 60 viaturas para a Secretaria de Segurança do estado do Piauí. A intenção é o aproveitamento desses veículos em ações policiais pela Polícia Militar e Polícia Civil no estado. Essa é uma ação que merece destaque, pois um dos principais défcits da pasta diz respeito à falta de veículos para circulação e atendimento de ocorrências, principalmente no interior. Agora, é importante saber sobre a manutenção e o abastecimento de todos esses veículos, pois corriqueiramente viralizam vídeos de policiais empurrando viaturas na capital e no interior do estado, quando não é por problemas mecânicos, é por falta de combustíveis.

Depois de soltar assassino de Aretha, STJ irá julgar habeas corpus de acuado de matar estudante Camilla Abreu

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) irá julgar o habeas corpus de soltura impetrado pela defesa, do ex-capitão da Polícia Militar, Alisso Wattsson, assassino confesso da estudante Camilla Abreu. A defesa alega que o acusado está “sofrendo constrangimento ilegal com a manutenção de sua custódia”. Enquanto isso, a família da vítima sofre com a expectativa e a possibilidade de ver o assassino ser liberto, como a exemplo do caso do feminicídio da cabeleireira Aretha Dantas, que foi solto por “excesso de prazo” no processo. Casos como esses, geram revolta e nos fazem pensar no quanto justiça pode ser falha e cruel com as pessoas de bem.

Veículo público estaria sendo usado para fins eleitorais no interior do PI

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ontem, um veículo da Prefeitura de São Raimundo Nonato-PI, foi flagrado transportando pessoas até a sede da Justiça Eleitoral do município. O carro estava sendo conduzido pelo vereador Nunes, com supostos eleitores. Se confirmada a informação, o vereador, que também é secretário de Infraestrutura do município, pode ser autuado por crime eleitoral, o caso deve ser investigado pelo Ministério Público. Detalhe curioso: Nunes é um dos vereadores que teve o mandato cassado, juntamente com a prefeita Carmelita, pela Justiça Eleitoral.

Mourão assina decreto que permite contratação de militares inativos

presidente interino, Hamilton Mourão, assinou um decreto que regulamenta a contratação de militares inativos para atividades em órgãos públicos. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. A medida abre caminho para a contratação de 7.000 militares da reserva para reforçar o atendimento nas agências do INSS para que seja empregada uma força-tarefa para reduzir o estoque de pedidos de benefícios em atraso.

Continue Lendo

Silas Freire

Tem jeito não: Prefeito de Campo Maior, do PT, desviou dinheiro do Fundef

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Divulgação

Depois do prefeito afastado de Bertolínia, Luciano Fonseca (PT), que foi preso e está usando tornozeleira acusado de chefiar uma quadrilha de desvio de recursos públicos, agora é a vez do prefeito Ribinha de Campo Maior (PT), ser investigado por ter usado valores do FUNDEF, recursos oriundos dos precatórios, para pagar empréstimos consignados dos servidores, que ele descontou dos contracheque mas não repassou para as instituições bancárias. A confirmação foi feita pela própria Caixa Econômica Federal, em documento encaminhado ao Ministério Público. Esses recursos só poderiam serem gastos em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino para educação básica pública e, mediante plano de ação estratégico elaborado pelo município. O MP agora vai acochar o Ribinha.

Especulação: De nove nomes, apenas cinco reatam para ser o candidato tucano

Fontes fidedignas e de plumas grandes do ninho tucano informou ontem à coluna que dos nove nomes que começaram a ser estudados para encabeçar a chapa tucana nas eleições este ano na capital, quatro já teriam sidos eliminados nos critérios que estão sendo usados para a escolha. Um deles é a pesquisa qualitativa e identidade com o projeto e com as lideranças. Teriam sido eliminados os vereadores, Evandro Hidd e Samuel Silveira, bem como o secretário Kléber Montezuma e o ex-deputado Luciano Nunes. Os cinco nomes restantes seriam Washington Bonfim, Charles Silveira, Marcos Antonio Aires, Fernando Said e Sílvio Mendes, que vem correndo por fora. A fonte tucana disse que não existe favorito e que critérios, pesquisas e lideranças são consultadas. Bem, isso é o comentário que rola nos bastidores.

MDB acionará Comissão de Ética e vereador Lobão deve ser expulso

Foto: Divulgação

O deputado João Madison declarou à imprensa ontem que o MDB deve acionar a Comissão de Ética do partido para decidir sobre a situação do vereador Lobão, que segundo Madison, não votará no Dr. Pessoa, candidato da sigla para prefeito em Teresina. Por isso, há a possibilidade de expulsão do vereador. O deputado é advogado, e deve saber que a Comissão de Ética só poderá ser acionada depois que Pessoa for homologado em convenção partidária e, se Lobão disputar com ele a indicação de candidatura, mesmo perdendo, o vereador pode causar um embaralho por meses, que permitiria sua eleição dentro da agremiação partidária. Também tem a informação de que Marcelo Castro, que é presidente estadual do MDB, não deixará tocar um dedo em seu coordenador de campanha para o senado em Teresina, quando Marcelo não aparentava ter chances nenhuma. O Bom mesmo, era se Lobão entrasse em acordo com a direção, mas esse caminho parece distante.

Atenção bancada federal! Exército do Piauí vai duplicar a BR-135 no Maranhão

Está aí um bom exemplo para bancada federal do Piauí; O 3° Batalhão de Engenharia do Exército de Picos, já está em Bacabeira, no Maranhão, para duplicar a BR-135 na faixa maranhense. Que tal essa opção para nosso estado, onde nos locais que obras emperraram, seja possível a utilização dessa mão de obra, sem burocracia e sem pendengas judiciais com empreiteiras? Fica a dica!

Lula vai caindo no esquecimento do brasileiro

Foto: Reprodução

A primeira pesquisa de opinião pública do ano, sobre uma eventual corrida presidencial, aponta o presidente Bolsonaro, com cerca de 30 pontos, percentuais e o ex-presidente Lula com 17 pontos. O resultado, de certa forma, foi uma frustração para esquerda, que fez um carnaval danado com a soltura do ex-presidente. Parece que o brasileiro está apagando Lula da lembrança e seria bom a esquerda começar a procurar um novo nome.

Após lançar pré-candidatura a prefeito, Abreu critica criação de secretaria de Segurança de Teresina

Durante entrevista na TV, o agora pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Abreu, disse que a criação de uma secretaria municipal de Segurança não passa de oportunismo da gestão do prefeito Firmino. Após oficializar sua candidatura, o secretário, que até então, não se manifestava tão abertamente sobre questões da capital, questionou porque só agora a medida foi anunciada. É, parece que os ‘trabalhos’ de Abreu pela Prefeitura de Teresina já iniciaram.

Fux suspende implantação do juiz de garantias por tempo indeterminado

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

O ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender por tempo indeterminado a implantação do juiz de garantias, criado a partir da lei anticrime. A decisão de Fux se sobrepõe à liminar do presidente da Corte, Dias Toffoli, que havia determinado 6 meses de prazo para implantação da nova regra.

Continue Lendo

Silas Freire

Coronel Edwaldo Viana de besta não tem nada, correu para os braços de Ciro Nogueira

Silas Freire

Publicado

em

Foto: Reprodução/Facebook

Quem esperou que o coronel Edwaldo Viana, exonerado do comando da PM de Picos, segundo ele por motivos políticos, iria atrás de um partido como o Novo ou qualquer outra sigla que não aceite o fundão, se enganou. Ele foi justamente atrás de uma sombra, ao lado do senador Ciro Nogueira (PP), dono de uns dos maiores fundões do País e poderoso protetor de seus afilhados. Pelo jeito, Edwaldo Viana só tem de duro o discurso, não pode ver uma sombra que encosta. Esses militares metidos a políticos são mais sabidos que os convencionais.

Justiça manda soltar assassino de cabeleireira Aretha por excesso de prazo e MP só assiste

Com o alvará de soltura assinado pelo Juiz Antônio Reis de Jesus, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Paulo Alves, assassino da cabeleireira Aretha Dantas, foi posto em liberdade. Segundo o magistrado, o processo teve excesso de prazo e as provas foram anuladas, desta forma, o acusado estaria pagando uma ‘pena inexistente’. Pena mesmo quem pagou foi Aretha, que foi condenada à morte sem direito a defesa, e o mais estranho de tudo isso, é que o Ministério Público parece ter feito muito pouco para que esse prazo não se excedesse e essas provas não fossem anuladas. Saudade do falecido promotor Gil Castelo Branco.

Enquanto os costas largas da Segurança só pensam em eleição os bandidos fazem a festa

Foto: Divulgação

Enquanto a cúpula da secretaria de Segurança só pensa em eleição, com o secretário Fábio Abreu lançando hoje sua candidatura a prefeito, a delegada que responde como subsecretária, Anamelka Cadena, lançando-se como vereadora e uma penca de militares e civis se colocando na política, a violência cresce e as modalidades antes vistas apenas nas grandes cidades, estão sendo praticadas em município menores. Em Campo Maior, em plena a luz do dia uma família foi feita refém por uma quadrilha de assaltantes, que fizeram um arrastão e a mantiveram em cárcere privado durante a ação criminosa. Esse é um exemplo de que, quando estiver no período eleitoral, a bandidagem vai fazer a farra.

Só Themístocles estaria focado na candidatura de Dr. Pessoa

Só o deputado Temístocles tem mergulhado na campanha de Dr. Pessoa à Prefeitura de Teresina. Os deputados estaduais da sigla cada um tem seu candidato, e não é o Dr. Pessoa. Até o vereador Jeová Alencar aposta todas as fichas na campanha de Fábio Abreu. Ao que parece, com exceção do presidente da Alepi, os MDbistas não esperarão o altar para abandonar o doutor, e o abandono se dará ainda no confeccionar dos convites. O presidente estadual da sigla, senador Marcelo Castro, esse é que não tem um pingo de interesse no Dr. do Povo.

Em Parnaíba genro de Zé Hamilton se aproxima de Mão Santa

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vereador Beto, genro do ex-prefeito Zé Hamilton, tem afinado as ideias com Mão Santa e Gracinha Moraes Sousa. É cada vez mais forte a tese dele ser vice do prefeito, que não esconde de ninguém que deixará a prefeitura para o tira-teima com o governador Wellington Dias em uma disputa para o senado, em 2022. O vereador tem conseguido, inclusive, beneficios para suas comunidades.

Recursos da Lava Jato vão financiar a Força Nacional Ambiental

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse nesta terça-feira (21) que recursos da operação Lava Jato serão usados para criar a Força Nacional Ambiental, que vai combater desmatamento e práticas criminosas. A verba está sob controle dos Estados. Ainda em dezembro, o ministro Alexandre de Moraes, determinou o repasse de R$ 430 milhões, do fundo abastecido com recursos da Petrobras. O valor liberado para os Estados devem ser empregados obrigatoriamente para a preservação das florestas nos nove estados da Amazônia Legal  (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat