Coluna do Silas: Vasconcelos pode esbarrar em decreto de Bolsonaro

O decreto 9.272  de 15 de Março de 2019 diz que não assumirá cargos em comissão dos tipos Direção e (DAS), pessoas com pendências judiciais. O que segundo o decreto, foge da conduta ilibada. O boa gente Tiago Vasconcelos foi indiciado por crime de licitação quando dirigia o Detran e essa pendência pode afastá-lo de assumir a direção do Incra, indicação do deputado federal, Júlio Cesar (PSD). Vale ressaltar que no próprio ministério do presidente tem gente com mais pendências que o Vasconcelos.

Piauí deve perder João Henrique no Sebrae

A saída do piauiense, João Henrique Sousa da presidência nacional do SEBRAE, ainda não foi confirmada, mas a manifestação de onze dos quinze conselheiros do Conselho Deliberativo da instituição, desde a última quinta-feira, era de forma favorável a mudança na presidência que vem a ser o maior cargo ocupado por um piauiense na esfera nacional. Os conselheiros estariam optando pelo atual diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Carlos Melles, para substituir João Maguim. A decisão pode vir por dois caminhos, a orientação explícita de Bolsonaro, que nunca engoliu a direção de Henrique, e a prisão de Temer que pode ter fragilizado o piauiense. O certo é que se a informação for confirmada, mais uma vez o Piauí sai perdendo.

Helder Jacobina pede exoneração da Educação

O Secretário de Educação, Helder Jacobina pediu demissão do cargo no último sábado (30). Na carta com o pedido de afastamento, Jacobina alega motivos pessoais, mas nos corredores da secretaria a história é de que o gestor estaria “acuado” com as investigações em curso na pasta. Primeiro a operação Topique que agora entra numa fase que pode alcançar os “costas largas”, e a mais recente operação Boca Livre, que investiga desvio de dinheiro da merenda escolar que encontrou rastro da continuidade da corrupção, mesmo com a merenda descentralizada. Helder, substituto imediato e braço direito da deputada federal Rejane Dias(PT), mandatária da secretaria, agora resolve mergulhar para tentar sair do foco.

O que foi feito com o empréstimo?

A duplicação das entradas de Teresina por parte do estado é fruto de um empréstimo ainda no governo Wilson Martins, que completa agora 8 anos. Ontem moradores da região sul de Teresina e usuários da BR 316 resolveram fazer uma manifestação justíssima fazendo “plantações” nos buracos do trecho entre bairro Porto Alegre e Casa de Custódia. Mesmo sem poder contar com a grande mídia do estado, controlada pela verba publicitária do governo, a oposição embora pequena, não pode fugir da sua função de fiscalizar e apontar os erros na gestão. Alguém precisa gritar pelo Piauí!

Chega de Radares!

O presidente Jair Bolsonaro usou sua conta no Twitter no sábado (30), para informar o cancelamento da instalação de 8 mil novos radares nas rodovias do Brasil. Segundo o presidente, esses instrumentos não estão educando os motoristas, estão servindo apenas para o estado faturar. O certo é buscar uma alternativa que conscientize os motoristas e não que fature em cima deles.