Planalto tenta tirar holofotes de Mandetta

O Palácio do Planalto bem que tentou tirar os holofotes do ministro Mandeta da Saúde ,transferindo as coletivas do ministério com boletim para o próprio palácio é com a participação de vários outros ministro falando uns das sua importante atuação na logística do combate ao COVID 19 e outros das suas quase nada participação. Numa tentativa Clara de dividir os holofotes com mandeta mais sem nenhum êxito a imprensa é a sociedade encontra no sulmatogrossensse um porto seguro.

Ministro volta a defender distanciamento alinhado à economia

O ministro Luiz Henrique Mandetta é médico ortopedista e também foi deputado, e por conhecer os dois lados, voltou a defender o distanciamento social sem radicalização, segundo ele, para não prejudicar o direcionamento de recursos e insumos para a saúde e a manutenção da quarentena. Mandetta disse que não vai trabalhar com datas, mas com os novos lotes de testes vamos poder saber quem é quem, resguardadas às proporções, e alinhados com a recuperação da economia. O ministro ainda afirmou que os governadores estão certos em seus posicionamentos, porque suas estruturas ainda não estão prontas, e se não tomarem os devidos cuidados, o sistema vai a colapso. Com a proposição de que os hospitais de campanhas fiquem prontos, pode se trabalhar com a flexibilidade da quarentena, aí é só organizar a área dos transportes, das responsabilidades e cuidados das empresas, que tudo vai dar certo, do cuidado com a vida ao prosseguimento da economia. Bolsonaro pode até demitir o Mandetta, mas o Brasil vai perder muito.

O caso do prefeito de São José do Divino

O prefeito Antônio Felícia e Oderman Bittencourt tiveram óbitos confirmados pelo coronavírus no Piauí — Foto: Foto: Reprodução

O prefeito de São José do Divino-PI, Antônio Felícia, que veio a óbito no último sábado (28) no hospital de Piracuruca e, mais tarde houve a confirmação de que sua morte foi por coronavirus aliás, com uma rapidez além da conta, levou outro prefeitos do interior, que estiveram com ele em um evento político dia 16 de março, a fazerem exames, que testaram negativo para a doença. No dia seguinte, Felícia encontrou ainda com empresários do ramo dos laticínios, um deles, o diretor da Delta Laticínios, Oderman Bittencourt, foi diagnosticado com coronavírus e também não resistiu à doença, vindo a óbito nessa segunda-feira (30), em Teresina. A questão é, quantas outras pessoas podem ter sido infectadas pelo prefeito? Essa investigação e monitoramento dos casos precisam de mais agilidade para que não ocorram mais fatalidades.

Índice de mortalidade pelo coronavírus no Piauí é preocupante

Foto: Jane Araújo/Agência Senado

18 casos confirmados e 4 mortes, o que significa dizer que o índice de letalidade da doença no estado é de 22,22%. A questão é preocupante e nos leva ao seguinte questionamento: Como isso está acontecendo em um dos estados que tem um dos menores índices de casos confirmados? A demora para realização dos exames pode ser um dos pontos que explicam essa estatística, dessa forma, é bom a pasta da Saúde reavaliar as estratégias utilizadas para tal. Enquanto isso, vamos fazer a nossa parte, tomas os devidos cuidados e torcer para que haja uma mudança de cenário.

Senado aprova auxílio de R$ 600 a autônomos e informais

O Senado aprovou ontem (30) o pagamento de um auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600, destinado aos trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa. Chamado de “coronavoucher”, a ajuda vem para reparar as perdas de renda para algumas fatias da sociedade durante o período de isolamento, quando as oportunidades de trabalho para essas categorias estão escassas. A aprovação foi unânime, com 79 votos favoráveis.

Mortes por coronavírus no Brasil chegam a 159

O Brasil registrou nesta segunda-feira, 30, em atualização da plataforma do Ministério da Saúde, 4.579 casos confirmados da covid-19, transmitida pelo novo coronavírus. O número corresponde a 323 novas confirmações em relação à última atualização, feita domingo, 29, dos dados da pandemia no País. As mortes pela doença chegam a 159 , com aumento de 23 óbitos em relação à ultima contagem. O índice de letalidade está em 3,5%.