Silas Freire
31% dos leitos de UTI no Piauí já estão ocupados

O Piauí já tem 31% dos leitos de UTI ocupados e já pode entrar em estado de alerta, por conta da rápida infecção causada pela covid-19. Só os casos oficiais, já chegam à casa dos 500, e isso com uma testagem considerada totalmente ineficaz, que atinge apenas quem tem sintomas e quem procura assistência médica. Por isso, o estado deve manter a guarda para não chegar à situação de caos, como a instalada no Amazonas, ou até proporcional, à do Rio de Janeiro. O governo prometeu 600 respiradores até o dia 10 de maio, mas acontece, que o governo do Estado já tem anunciado algumas providências que não se tornaram realidade, como é o caso do total aparelhamento do Hospital da PM.
Em plena pandemia, governo calcula efetivar mais suplentes
Há uma movimentação política no governo do Estado, mesmo em plena pandemia com mortes todos os dias, para efetivar pelo menos mais duas suplentes na Alepi, que seriam a deputada Liziê Coelho, do MDB, e Jôve Oliveira, do PT. Para especialistas, essas mudanças políticas em plena castástrofe não soam bem. Mas os insaciáveis políticos pressionam cada vez mais o governador. A população deveria se manifestar para evitar essas chantagens políticas durante esse período.
Só PEC adiaria a eleição e mudaria prazos

Para os juristas eleitorais, a eleição municipal deste ano não poderá mudar de data por um entendimento do TSE, mas sim por uma Emenda à Constituição feita pelo Congresso, assim, todos os prazos eleitorais mudariam. Inclusive, os candidatos a cargos proporcionais que, por ventura, já se descompatibilizaram em abril serão prejudicados, porque a data base do calendário é a data da eleição. Então, a eleição sendo realizada em dezembro, quem ainda está ocupando seu cargo poderá se descompatibilizar em junho e os candidatos majoritários poderão se afastar apenas em agosto. Uma coisa é certa, essa acirrada discussão precisa ser encarada como uma realidade.
PL nacional fez pesquisa qualitativa e quantitativa em Teresina
O Partido Liberal (PL) comandado pelo ex-deputado federal, Valdemar da Costa Neto, encomendou pesquisas qualitativa e quantitativa na capital do estado do Piauí. Um líder nacional da sigla confidenciou a um parlamentar piauiense que Valdemar esperava encontrar o capitão Fábio Abreu, pré-candidato da sigla à prefeitura da capital em melhor posição. Segundo esse parlamentar o Capitão se mantém muito distante do primeiro colocado e com uma rejeição considerável. Já a qualitativa, sugeriu ao candidato se agregar algum perfil gestor, da iniciativa privada, à imagem demasiadamente política do Capitão, que não é mais aquele super-herói de revista em quadrinhos. Esse seria um alerta para a cúpula partidaria, que não encontrou essa coca-cola toda prometida pelo partido estadual.
Camara de Teresina avalia retorno de trabalhos presenciais na próxima semana
Vereadores de Teresina avaliam retornar para as atividades presenciais a partir da próxima semana. Segundo o presidente, vereador Jeová Alencar, a decisão irá depender da decisão do prefeito Firmino Filho, em relação aos decretos municipais. Se houver mudanças, a previsão é que as atividades na Câmara voltem no próximo dia 06 de maio.
Maia descarta pautar processos de impeachment contra Bolsonaro

O presidente Bolsonaro já está no pódio, entre os presidentes que mais receberam pedidos de impeachment do país. Mas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que essa matéria não será pautada na Casa. Uma decisão minimamente sensata, pois estamos atravessando um momento delicado, onde o mais importante é que todas as atenções sejam voltadas para a guerra contra a Covid-19.
Silas Freire
Petistas reagem a declaração de Marcelo Castro de que é improvável o PT com dois nomes para majoritária

As declarações de nomes da base sobre as eleições 2022 já começam a repercutir dentro do próprio grupo. Tem ainda, a criação de uma nova secretaria municipal pelo prefeito de Teresina Dr. Pessoa, o fato não anda repercutindo bem na capital. Silas Freire ainda comenta sobre a divulgação dos dados de pagamento realizados pela Prefeitura de Teresina no fim da gestão de Firmino Filho. O jornalista ainda comenta sobre a chegada de uma nova remessa de vacinas no Brasil.
Assista:
Silas Freire
Dr. Pessoa, a rainha da Inglaterra

A Coluna do Silas desta quinta-feira (21/01), traz comentários sobre como está andando a gestão do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), a reforma administrativa que será realizada pelo Governo do Piauí, as polêmicas em torno da vacinação contra a Covid-19, e também sobre as ações do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que podem deixar o país sem vacina.
Assista:
Silas Freire
Margarete pode ser o nome para 2022, mas antes precisa deixar o governo para não sair como traidora

Na coluna desta quarta-feira (20/01), Silas Freire comenta sobre a corrida para 2022 e as especulações em torno do nome da deputada federal Margarete Coelho (PP). Tem ainda, uma polêmica em torno da vacinação contra a Covid-19 no interior do Piauí. E como anda a gestão de Dr. Pessoa em Teresina? Enquanto isso, o Governo do Piauí anuncia a suspensão do carnaval no estado.
-
Polícia1 ano atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia10 meses atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire1 ano atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”