Siga as Redes Sociais

Silas Freire

Cloroquina, politização e demissões: O embate no governo Bolsonaro em meio à pandemia

Redação Encarando

Publicado

em

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Ontem, a coluna fez um alerta em relação à politização do discurso sobre o uso da cloroquina. Falamos também que o presidente da República, Jair Bolsonaro, tinha interesse em ser, apenas, o ‘pai’ da medicação no País. Pois bem, ontem, após uma reunião entre Teich e Bolsonaro, o então ministro da Saúde, pediu demissão da pasta com menos de um mês em que a assumiu. O ex-gestor, não deu muitas explicações, apenas disse: “A vida é feita de escolhas. E hoje eu escolhi sair”. No entanto, as informações são de que o ex-ministro e o presidente tiveram discordâncias sobre as medidas para combate ao coronavírus. Principalmente, em relação ao uso da cloroquina no tratamento da doença. Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento, o fato também foi um dos motivos que levaram a demissão de Luis Henrique Mandetta. Em resumo, isso é mais uma prova de que, enquanto tudo for politizado, iremos continuar perdendo pequenas batalhas. Afinal, em um momento onde enfrentamos uma pandemia dessa extensão, é preocupante o fato de o país perder dois ministros da Saúde. Como já dito outras vezes, precisamos ter como foco a vida, e toda e qualquer medida, deveria ser tomada pensando essencialmente no bem estar e na saúde dos brasileiros.

Após demissão, Ministério da Saúde anuncia novas orientações para tratamento da Covid-19

O Ministério da Saúde confirmou que está em processo final da criação de um documento com novas orientações para o tratamento da Covid-19. Segundo a pasta, o objetivo é “iniciar o tratamento antes do seu agravamento e necessidade de utilização de UTI”. O documento conterá o novo protocolo do Ministério da Saúde sobre o uso da cloroquina, autorizando o uso do medicamento no início do tratamento. A ordem pela nova definição, foi feita por Eduardo Pazuello, secretário-executivo do ministério da Saúde, cumprindo decisão de Jair Bolsonaro.

Por falar em Pazuello…

Foto: Reprodução

O general Eduardo Pazuello, assumiu interinamente o Ministério da Saúde, mas, se depender dos auxiliares militares do governo, ele se manterá permanentemente no cargo. Depois que chegou no ministério, ele já havia, inclusive, escolhido outros militares para cargos estratégicos da pasta. Pazuello é visto por seus pares militares como “determinado” e conhecido “por fazer acontecer”. Mas o que esperamos mesmo, é que a oratória se aplique na prática.

Aumento na ocupação de leitos UTI’s em Teresina preocupa Firmino

Os índices de isolamento social em Teresina continuam caindo, enquanto isso, os casos confirmados de covid-19 sobem capital. Na última quinta-feira (14), apenas 44,7% dos teresinenses ficaram em casa, segundo levantamento da startup recifense InLoco. Este percentual foi o menor registrado pelo monitoramento da semana. A maior taxa aconteceu na terça-feira (12), quando o índice ficou em 47,4%. Com os percentuais permanecendo abaixo dos 50%, Teresina está cada vez mais distante do índice de 73%, considerado eficaz, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para conter a disseminação do novo coronavírus. O que geraum preocupação ainda maior, de acordo com o prefeito Firmino Filho, dos 166 leitos de UTI’s destinados para o atendimento de pacientes com a Covid-19, 107 estão ocupados.

Brasil chega 14.817 mortes por coronavírus

Foto: Reuters

O Brasil registrou em um único dia 15.305 novos casos confirmados de coronavírus, um número recorde, segundo o Ministério da Saúde. No total, as confirmações chegaram a 218.223 no país. O número de mortes também cresceram, 824 fora, em 24 horas, totalizando no geral 14.817.

Cotando ‘vírus político’, Themístocles defende eleições em 2020

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), reafirmou seu posicionamento favorável a manutenção das eleições ainda para o ano de 2020. O deputado emedebista se diz contra a prorrogação de mandatos, alegando que tal medida seri prejudicial para as cidades. Themístocles defende que o pleito seja realizado dentro do prazo normal, pois segundo ele, as filas em uma eleição municipal são bem menores as de lotéricas, pois para o deputado, “o vírus está virando um vírus político”.

Silas Freire

“Rádio calçada” comenta que Dr. Pessoa nomeou filho de agiota como secretário

Silas Freire

Publicado

em

Leonardo Silva — Foto: Assis Carvalho/ O Dia


Nesta sexta-feira (15/01), Silas Freire comenta sobre a transferência de 30 pacientes com COVID-19 de Manaus-AM, para Teresina. E quem é Leonardo Silva, o secretário de Administração nomeado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa? Além disso, o jornalista traz informações dos bastidores políticos, dessa vez, relacionados ao PL, e o recado vai direto para o secretário de Segurança Fábio Abreu. No PP, os nomes para disputa a governo do Estado em 2022 começam a ser ventilados. Em Floriano, o prédio que abrigava o antigo IAPEP é abandonado pelos poderes públicos e vira caso de polícia.

Assista a todos os comentários!

Continue Lendo

Silas Freire

Governo do estado vira casa de bandido recebendo visita da Polícia todos os dias

Silas Freire

Publicado

em

Na Coluna desta quinta-feira (14/01), Silas Freire comenta sobre a nova operação da PF que mira a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH). Na política, a disputa entre Ciro Nogueira (PP) e Wellington Dias (PT) segue acirrada. Silas também comenta sobre os planos do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que tem deixado o vice, Robert Rios, bem animado.

Continue Lendo

Silas Freire

Desvio do Covidão: Petistas tentam abafar operação da PF

Silas Freire

Publicado

em


Depois da deflagração da Operação Campanile, pela Polícia Federal, para apurar o desvio de mais de R$ 33 milhões de recursos destinados para ação de combate à Covid-19, os petistas saíram em “defesa” do governo e tentaram desviar a atenção do público para a gravidade dados fatos. Segundo eles, a desembargadora federal do TRF1, que determinou a operação, seria amiga do presidente Bolsonaro e também do senador Ciro Nogueira.

Silas Freire também comenta sobre a estadia do deputado Arthur Lira (PP), no Piauí, em campanha eleitoral para presidência da Câmara dos Deputados. E um detalhe chamou atenção, os mesmos deputados que prometeram voto a Baleia Rossi (MDB), seu oponente na Casa, também se reuniram com Lira. E a vacina? Ontem o Butantan divulgou dados sobre a eficac da CoronaVac e os dados, de certa forma, desanimou as expectativas. De outro lado, o Governo Federal segue sem programação para a vacinação. Não bastasse isso, a Ford, ao anunciar sua o fim de sua produção no Brasil, deixa milhares de desempregados. Voltando para o Piauí, segue disputa eleitoral entre Karnak e a cúpula do PP.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat