Governador tá com um olho no peixe e outro no gato

O governador, Wellington Dias (PT), está com atenção voltada para o combate à covid-19, mas também não tem descuidado da articulação política. W. Dias empurrou Fábio Abreu para pedir o apoio de JVC, sabendo que o ex-senador pediu para ele limpar a grande área. Astucioso, Dias sabe que Abreu não encontrará vice e desistirá sem zanga. A próxima estratégia é com a ajuda do vereador Jeová Alencar (MDB). O objetivo é convencer Dr. Pessoa, de que é muito perigoso ele, com idade de risco, participar de um pleito eleitoral. E assim, ele vai mexendo as peças para que JVC se encaixe. O risco aí é, depois de tudo isso, o Claudino se trancar dentro de um quarto e dizer que não é mais candidato.

Covid-19: Falta médicos e analgésicos para entubação

Se não bastasse a demora de quase 100 dias para o implemento de leitos de UTI’s o nosso estado do Piauí quando consegue os equipamentos, esbarra na falta de mão de obra especializada. O Governo e a Prefeitura da capital solicitaram ao Ministério da Saúde o envio de médicos e enfermeiros intensivistas pelo período de, pelo menos de 60 dias. A outra triste noticia é que o estoque de analgésicos aplicados na entubação de pacientes graves de covid-19, foi zerado.

Ao contrário de Teresina, Justiça de Picos mandou fechar o comércio

Foto: Edvar Júnior

A 1ª Instância Judicial de Teresina, autorizou, através de liminar, a abertura dos supermercados e também da Nova Ceasa no sábado, e mesmo com a medida sendo cassada horas mais tarde, acabou atrapalhando do lockdown parcial adotado pela Prefeitura de Teresina, pois a aglomeração já tinha sido causada. Enquanto isso, a comarca de Picos-PI determinou que o prefeito de municipal reveja seus decretos que vem abrindo a economia na cidade, desde do dia 8 de junho. A justiça entendeu que Picos influencia vários municípios que estão aumentando seus contágios, assim como os números de óbitos.

Centrão vai apoiar eleições em outubro para não acontecer

O Centrão, composto por siglas com interesses no Congresso, principalmente os parlamentares do PSD, PL e Progressistas, estaria combinando deixar as eleições para outubro, derrubando a PEC aprovada no Senado que muda a data do pleito para 15 de novembro. Os parlamentares estariam sendo pressionados pelos seus prefeitos e vereadores que querem prorrogação de mandato. Então, a estrategia é deixar a eleição em outubro, aí não teria condições de se realizar, assim, os gestores empurrariam uma prorrogação de mandato, o que é uma tremenda sacanagem!

Justiça investiga irregularidades em dispensa licitatória para compra de testes da covid-19 no PI

Imagem Ilustrativa

O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça de Floriano, instaurou procedimento preparatório para apurar a existência de irregularidades no processo de dispensa licitatório para aquisição de testes rápidos destinados ao enfrentamento da Covid-19 na cidade de Arraial do Piauí. Segundo o MP a empresa Ronaldo A da Silva-ME, utilizou-se de orçamentos fraudados para escolher a proposta mais vantajosa para aquisição direta de testes rápidos. O órgão apontou ainda que, a organização criminosa atua em pelos menos 27 municípios, sempre da mesma forma, voltados a processos para compra de insumos para combate à Covid-19.

Alepi retoma atividades presenciais hoje

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), reabre suas portas e retorna com as atividades presenciais hoje. No entanto, sua primeira sessão só acontecerá nesta terça-feira (30). Para volta dos trabalhos, a Casa terá que se adaptar a um ‘novo normal’ e, realizará sessões com acessos restritos. Além disso, todos os servidores serão testados. A primeira etapa de testes foi realizada com 500 servidores, destes 10 positivaram para a doença.

Brasil registra queda nas mortes por Covid-19 em relação à semana passada

Foto: Reuters

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 552 óbitos por Covid-19 ontem (28). A doença já vitimou 57.622 pessoas. Com 30.476 novos casos registrados nesse domingo, o país soma 1.344.143 de pessoas infectadas. O número de óbitos, porém, mostrou redução de 719, em relação à semana passada. Entre os dias 14 e 21 de junho, o país havia amargado a morte de 7256 pessoas, ante a perda de 6537 vidas entre os domingos 21 e 28, uma queda de 9,9% no número de óbitos.