INSEGURANÇA: três policiais foram mortos no Piauí em menos de 15 dias

A pandemia do coronavírus trouxe consigo não só um novo modo de viver, mas também, muitas dificuldades em relação à questão da segurança pública, principalmente no Piauí, onde a criminalidade tem se mostrado cada vez mais implacável. Estamos vivendo um período, que podemos chamar de decadente. Na noite de ontem, mais um policial militar foi assassinado após um assalto em Teresina. Desta vez, trata-se do sargento Marcos Roberto, o terceiro em 14 dias, antes dele também teve o soldado Lídio Roberto de Sousa e o capitão Adonias Pedreiras. Um acaso do destino? Poderia ser, mas isso não passa do reflexo de que a troca de comando realizada na Segurança estadual, não tem mostrado resultados e continua na inércia. E assim, a corporação tem sentido as consequências na própria carne.

Atendimento às vítimas de acidentes de trânsito cresce 20% no HUT e números preocupam

O Hospital de Urgência de Teresina registrou aumento de 20% na entrada de vítimas de acidentes de trânsito em julho de 2020. Os dados foram divulgados ontem (4) pelo Setor de Estatística do HUT e compara a primeira e a última semana do mês passado. No período de 29 de junho a 5 de julho, foram atendidas 146 vítimas de acidentes de trânsito. Já entre 27 de julho e 2 de agosto, foram 175 acidentados. Ao contabilizar todos os registros de acidentes no mês de julho, deram entrada no HUT, 783 pessoas, 88% delas estavam em motos. Os números preocupam a unidade de saúde, já que a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está acima de 90%. Segundo explicado pela direção, com a possibilidade de mais pessoas circulando, consequentemente haverá um aumento de vítimas de acidentes de trânsito. E, em tempos de Covid-19, diminuir essa taxa de ocupação tem sido um desafio.

Em Brasília, Firmino busca recursos para obras na capital

Foto: Reprodução

Em Brasília, o prefeito Firmino Filho (PSDB), cumpre a primeira agenda externa, desde que iniciou a pandemia do novo coronavírus. E ainda ontem, após aterrissar na capital federal, se reuniu com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o senador Ciro Nogueira. Na pauta, a liberação de recursos para obras de creches que estão em andamento na capital. Também foram discutidas as ações necessárias para a implementação de escolas de tempo integral e de melhoria no transporte escolar. Além disso, ele também esteve com o ministro do Desenvolvimento Regional, com quem tratou de recursos para obras na capital, algumas delas já foram licitadas e aguardam a liberação de recursos para serem iniciadas. Segundo o prefeito. Em resumo, o prefeito afirmou que o objetivo é encontrar medidas viáveis para reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus.

Grupo de Assis Carvalho já planeja estratégia e quer Francisco Costa na Câmara Federal em 2022

O grupo do deputado Assis Carvalho, morto no dia 12 de junho após sofrer um infarto, tem adiantado as discussões sobre as eleições em 2022 e já tem um nome de um sucessor na ponta do lápis, o deputado estadual Francisco Costa (PT). De acordo com informações preliminares, a estratégia é colocar o parlamentar estadual na Câmara Federal e, trabalhar na eleição de um filho de Assis, para a Assembleia Legislativa do Piauí. A turma não quer perder tempo!

Estratégia: PT estuda licenciar Limma da Alepi para Liziê assumir cadeira

Foto: Divulgação/Alepi

Circula nós bastidores políticos que o deputado Francisco Limma (PT), pode se licenciar de seu mandato. A justificativa é que ele, recém eleito como presidente estadual do PT, deve se dedicar às eleições municipais, pensando em estratégias para fortalecer a sigla, que tem como meta eleger 50 prefeitos. Caso isso ocorra, a suplente Liziê Coelho, pode ocupar a cadeira na Casa, por pelo menos, 120 dias. Isso porquê, recentemente, Limma declarou que, o estatuto do partido o impediria de ocupar algum cargo na administração estadual, como vinha sendo apontado. Por outro lado, estratégia é o que não falta.

STF dá ao Governo Federal 48h para explicar suposto dossiê sobre opositores

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia deu 48 horas para que o Ministério da Justiça se manifeste sobre um suposto dossiê sigiloso para investigar servidores classificados como antifascistas. A possível existência dessa força-tarefa dentro do governo foi noticiada pelo portal UOL. Segundo a reportagem, a ação mira três professores universitários, um dos quais ex-secretário nacional de direitos humanos e atual relator da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre direitos humanos na Síria, todos críticos do governo de Jair Bolsonaro. Em seu despacho, Cármen Lúcia escreve que, caso comprovado como verdadeiro, o caso“escancara comportamento incompatível com os mais basilares princípios democráticos do Estado de Direito”. ato do governo se comprove verdadeiro, 

STF manda ação penal de Lula voltar para fase de alegações

Foto: Reuters

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (4), por 2 votos a 1, que um dos processos a que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responde na Operação Lava Jato deve voltar à fase de alegações finais, última etapa antes da sentença. O processo está pronto para ser sentenciado pelo juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal em Curitiba. O processo trata da ação na qual o ex-presidente é réu no caso de supostas irregularidades na aquisição do terreno para construção do Instituto Lula e de um apartamento em São Bernardo do Campo (SP). Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski entenderam que os advogados devem ter acesso aos documentos do acordo de leniência global da Odebrecht. O relator, ministro Edson Fachin, rejeitou o recurso.