PF na cola das emendas de parlamentares federais piauienses

A Polícia Federal começou investigar pelo menos um parlamentar e uma parlamentar federal do Piauí, que podem ter seus nomes envolvidos  em venda de emendas parlamentares a lobistas, para não chamar de agiotas do orçamento que, acabam indicando as empresas que abocanham parte dessas emendas em detrimento da sociedade. Esse mesmo esquema foi desbaratado no vizinho estado do Maranhão e logo, logo dará prisão e perda de mandatos. Dizem as paredes da justiça, que os meninos da PF estão com quase tudo em mãos para acontecer o mesmo no Piauí. Parece que não teremos a visita do Papai Noel e sim da Mamãe PF.

Dr. Pessoa anuncia que até dia 20 conclui lista de auxiliares

Com o fim dos trabalhos da comissão de transição, o prefeito eleito de Teresina Dr. Pessoa, anunciará até dia 20 de dezembro , o restante do seu secretariado. Nos bastidores da política, o comentário é que, o Dr. do Povo está fazendo um esforço grande para indicar técnicos em funções estratégicas. O problema é que ele precisa construir uma base na câmara , agradar lideranças estaduais do seu partido e outras siglas. Pessoa vai ter que diminuir a “bagagem” do seu vice, Robert Rios e seu partido que não somaram 16 mil pra eleger se quer um vereador. Pessoa, vai precisar também, frear a fome de deputados estaduais do seu partido,  que estão lambendo os lábios, e de quebra,  tentar conseguir agradar o vereador Jeová Alencar que, se não tiver o mandato cassado e for eleito presidente da Câmara, é a chave para que Pessoa  tenha uma administração tranquila . É bom o Dr. deixar um pouco a mídia de mão e colocar mãos à obra.

Ciro Nogueira começa organizar oposição a W. Dias

Imagem: Redes Sociais

O senador Ciro Nogueira (Progressista) reuniu ontem (14) em sua residência,  membros da  oposição ao governo W. Dias. Destaque para os deputados estaduais, Marden Menezes (PSDB)  e do Socialista Brasileiro, Gustavo Neiva. Os dois parlamentares  com problemas localizados, dificultando uma  oposição unificada ao governo do estado e seus aliados. Gustavo é oposição em Floriano ao prefeito Joel Rodrigues (Progressista),  que acende uma vela pro governo e outra pro senador Ciro. Marden Menezes ( PSDB) vai ter que figurar ao lado de Átila Lira (Progressista), que foi decisivo para derrotar seu pai em Piripiri. Fora da reunião, os governistas até o talo, Hélio Isaías, Margarete Coelho, e Firmino Paulo. Essa reunião,  pode até ter sido proveitosa como bem frisou o senador, mas anda distante de definir uma oposição articulada e unificada.

Piauí pode ficar só olhando outros estados começar vacinação

De forma autônoma, vários estados e municípios brasileiros  estão negociando com indústria farmacêuticas mundiais que lançaram suas vacinas para não estarem a esperar pela logística do governo federal que parece atabalhoada. Mas o governador Wellington Dias, que preside o Consórcio de Governadores do Nordeste, tem agido a espera da União. Ontem,  foi o governo do Ceará que fez entendimento com o Instituto Butantan e a vacina, Pfizer que já é aplicada no Reino Unido e Estados Unidos. Nosso medo é mais tarde estarmos em filas nos estados do Ceará e Maranhão mendigando pelo imunizante.

PSD de Júlio Cesar, sempre subestimado

Uma força política que não é emergente, pelo contrário, se notabiliza há décadas é o grupo político do deputado federal, Júlio Cesar, e seu filho dep. estadual Georgiano Neto. Mas parece que os caciques  políticos ainda não atentaram para isto. No tabuleiro das eleições de 2022, O PSD já é tratado como coadjuvante, quando não era para tanto, principalmente pelo número representativo de prefeitos eleitos na última eleição. A sigla  precisa ser encarada não mais como uma república de pai e filho ,que no início, esvaziou o partido, mas  agora o grupo pode decidir uma eleição no Piauí. A agremiação só errou quando lançou uma candidata de pouca expressão  em Teresina, mas mesmo assim, conseguiu emplacar  dois vereadores na câmara municipal, mas até agora, não chamou atenção do prefeito eleito, Dr Pessoa  que contou com ajuda dos integrantes do Social  Democrático  no segundo turno. A partir  de agora, o partido precisa destacar um nome de expressão estadual  para mais tarde ocupar uma cabeceira das discursões eleitorais.