Fábricas fechando no Piauí, a culpa é do Governo ou da crise?

O deputado Warton Lacerda (PT) levou à tribuna na sessão desta segunda-feira (24), o problema do fechamento de empresas no Estado, citando os dois casos: O da fábrica de cimento Itapissuma, a de abate de francos, Dudico. Ambas as empresas abandonaram o estado e deixaram muitas pessoas desempregadas.

O parlamentar chamou atenção dos colegas para a audiência pública que será realizada nesta terça-feira, onde as duas empresas deverão explicar as verdadeiras razões do fechamento.

Warton Lacerda. Foto: Divulgação/Alepi

Fábricas fechando no Piauí, a culpa é do Governo?

Para Warton Lacerda o fechamento de empresas não é culpa apenas do Governo do Estado, como acusa a oposição. Ele lembrou que em Teresina muitas lojas estão fechando no Centro da cidade, sem maior repercussão.

O deputado esqueceu que, em uma fábrica, são demitidas centenas de pessoas, e numa loja, por exemplo, os números são muito menores. No fundo, ele arrumou um jeito de colocar o problema também para o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Logo em seguida, usou sua palavra para culpar Bolsonaro pela falência das fábricas. “São decorridos seis meses do novo governo federal e nada foi feito de concreto para solucionar a crise que já se arrastava”, afirmou o deputado.

O fechamento das fábricas, que chegaram a gerar quase dois mil empregos diretos e indiretos na região, representa um grande prejuízo para o Piauí. Mas a culpa é de quem? A resposta deverá será apresentada amanhã na audiência. Será?

As fábricas estão correndo do Piauí

Várias empresas estão preferindo se instalar nos estados vizinhos, como o Maranhão, que possui uma política de incentivos fiscais mais atraente que a do Piauí.

Lembram da Suzano Papel e Celulose que beneficiaria a cidade de Palmeirais? A previsão de investimento aqui era de mais de 3 bilhões de dólares. O que aconteceu? Anunciou por teleconferência o cancelamento do investimento, preferindo investir no Maranhão.

O caso da Itapissuma S/A, fabricante de cimento hidráulico, beneficiou com empregos o município de Fronteiras. Com o seu fechamento, muitos funcionários ainda não tiveram nem a sua rescisão de contrato concluída.

A empresa mais recente que fechou foi a Dudico, abatedora de frangos. Foram 400 pessoas desempregadas do nada. Pegas de surpresa, como sempre.

Será que a culpa do fechamentos dessas fábricas é do Governo? Será que nossos incentivos fiscais não atrai investimentos privados no estado? Ou a culpa é da crise econômica, como os deputados governistas querem justificar o problema? Vai Encarar?