Além da pandemia, piauienses também tem que se isolar pela falta de segurança

As mortes violentas aumentaram consideravelmente nesses anos de pandemia. Os piauienses vivem trancados em suas residências com medo da pandemia do novo coronavírus, e principalmente por causa da violência alarmante no estado.

Nas favelas de Teresina não é mais o governo que decreta o toque de recolher. A medida restritiva agora é determinada pelo crime, que estabeleceu o toque de recolher nas comunidade, determinando o horário de funcionamento de comércios, escolas, e a permanência das pessoas nas ruas da periferia. Com a disputa entre facções, as leis do crime são as que regem o Piauí.

A população padece de segurança, e um dos principais motivos das facções terem chegado no estado foi a negligência das forças de segurança pública do Estado. O medo, a insegurança, que a população vive diariamente não é nada mais que a herança da gestão de Fábio Abreu, quando esteve no comando da Secretaria de Segurança.

Nos bairros, onde as facções criminosas dominam, a população vivem uma falsa sensação de ‘tranquilidade’, pois os traficantes determinam leis, que são obedecidas, como a proibição de assaltos contra moradores do bairro. Muitas vezes, a população se torna agradecida pelas facções por garantir segurança, que o Estado não garante.