Nadadora piauiense sofre prejuízo com cancelamento de competição às vésperas em Brasília

A jovem nadadora piauiense Geovanna Albuquerque foi surpreendida com o anúncio do cancelamento da Copa das Federações de natação, que estava marcada para começar nesta terça-feira, em Brasília. A atleta estava na capital do Distrito Federal (DF), junto ao seu treinador, e só foram informados do cancelamento um dia antes da data marcada para iniciar o torneio.

Apesar da competição ser em âmbito nacional, a qual iria contar com a presença de atletas de regiões do Piauí, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal, os nadadores que iriam arcar com os custos de viagem, hospedagem. Este foi o caso de Raylene Laêda, mãe de Geovanna. Ela contou como foi o processo de inscrever a filha no torneio e como recebeu a notícia do cancelamento da prova.

- Essa Copa das Federações ia do dia 15 (hoje) até o dia 18, e era feita em 3 etapas. De manhã ia ter uma seletiva, as atletas que participassem e se classificassem de manhã, iam competir disputando a final da tarde. Porém, ontem (segunda-feira), pela manhã, quase 11h, fui informada pelo treinador da minha filha que não haveria mais competição - contou Raylane.

- Eu fiquei em choque, porque cancelaram em cima do início, minha filha e o treinador dela estavam na cidade e eles alegaram que o motivo foi a piscina que estava interditada. Sendo que avisaram bem em cima e se o problema fosse a piscina, era só colocar para outro clube – completou a mãe de Geovanna.

Geovanna Albuquerque, atleta de natação — Foto: Arquivo pessoal

Geovanna Albuquerque, atleta de natação — Foto: Arquivo pessoal.

A partir do cancelamento, Raylane contou que viveu uma situação complicada para conseguir trazer sua filha e o treinador de volta para o Piauí. A dupla estava com passagem de retorno comprada para este sábado, após o final da competição, e não conseguiu remarcar após o cancelamento da competição.

Por isto, a mãe de Geovanna entrou em contato com o presidente da Federação do DF, Víctor Vinicius Guimarães Gonçalves, em busca de conseguir algum documento para apresentar no aeroporto, com o intuito de remarcar as passagens. No entanto, seguiu sem conseguir a transferências dos bilhetes.

Como segunda alternativa, Raylane optou por comprar passagens de ônibus para os dois, que irão retornar a Teresina nesta quarta-feira. Segundo ela, as passagens foram custeadas com ajuda dos pais da equipe de natação de Geovanna.

- Eu comuniquei a nossa equipe. como não tinha mais o que fazer, informei no nosso grupo que não teria mais competição e o motivo. Nisso, os pais da nossa equipe organizaram um mutirão e começaram a me enviar pix para comprar as passagens e trazê-los. Teve até duas pessoas de Brasília, de equipes de natação, que se disponibilizarem a deixar minha filha e o técnico treinar nas piscinas para ela não ficar parada esses dias, mas graças a Deus ela vai voltar - disse Raylane.

Apesar do cancelamento, o presidente da Federação de Desportos Aquáticos do DF informou à Raylane que arcaria com os custos dos participantes que foram prejudicados pelo cancelamento. Segundo ela, o mandatário afirmou que após 15 dias a restituição dos valores será feita.

- Quando eu falei com ele (presidente da Federação), ele se mostrou bem solicito no sentido de arcar com os custos dessa viagem. Porém, não será realizado agora, somente daqui a 15 dias, no final do mês - contou.

Pronunciamento da Federação de Desportos Aquáticos do DF

Em comunicado, a Federação de Desportos Aquáticos do DF informou o cancelamento da prova no dia 14 de abril, um dia antes do início. Segundo eles, a Copa das Federação não pode ocorrer por conta de interdição da piscina do Defer, local onde as provas iriam acontecer.

Confira nota na íntegra

A Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal vem tornar público o cancelamento da Copa das Federações devido a impossibilidade da competição ser realizada no DEFER, em Brasília. A piscina do Parque Aquático Cláudio Coutinho encontra-se interditada. A federação o cancelamento à CBDA e às federações inscritas na competição. A federação do DF pede desculpas pelo transtorno causado aos atletas, equipes e federações envolvidas.

Nota da Federação de Desportos Aquáticos do DF — Foto: Federação de Desportos Aquáticos do DF

Nota da Federação de Desportos Aquáticos do DF — Foto: Federação de Desportos Aquáticos do DF

Por se tratar de uma competição a nível nacional, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), também informou o cancelamento e comunicou para as demais federações que iriam participar do torneio, a suspensão da prova.

Confira a nota na íntegra

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, por meio deste boletim, comunica aos Presidentes das Federações Filiadas, representantes dos Clubes Vinculados e demais atletas registrados, que recebemos, com pesar, o ofício da Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal (FDA-DF), datado de 14 de abril de 2025, informando o cancelamento da Copa das Federações, evento que seria realizado no Distrito Federal.

Segundo o comunicado oficial da FDA-DF, a competição não poderá ser realizada em virtude da interdição da piscina do Parque Aquático Cláudio Coutinho – local previamente destinado à realização do evento. A CBDA lamenta profundamente o ocorrido e manifesta sua solidariedade a toda a comunidade aquática, especialmente às equipes participantes, atletas, comissões técnicas, dirigentes e familiares, reconhecendo os transtornos causados por esta situação.

Reiteramos nosso agradecimento à FDA-DF por todos os esforços empreendidos no sentido de viabilizar a realização do evento, bem como pela transparência e celeridade na comunicação dos fatos. Nos colocamos à disposição para colaborar com as federações e clubes envolvidos, e reforçamos nosso compromisso permanente com o desenvolvimento e valorização dos desportos aquáticos em todo o país. Solicitamos que o presente Boletim seja amplamente divulgado entre os seus clubes filiados e comunidade aquática.

Apesar de todo o transtorno, a mãe de Geovanna afirmou que a filha vai seguir competindo e representando o Piauí, Brasil a fora. Por isto, a jovem atleta possui o calendário cheio e se prepara para um torneio em Uberlândia, em Minas Gerais, que ocorre em maio. Com intuito de garantir as passagens, ela disse que entrou em contato com a Secretária de Esportes, para conseguir.

Mas caso não consiga, disponibilizou uma vaquinha para financiar a viagem da filha. Confira abaixo os detalhes.

Vaquinha atleta Geovanna Albuquerque — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: Ge pi