Investe Piauí inicia elaboração de planejamento de Hidrogênio Verde em parceria com programa europeu

Foi iniciada, nesta segunda-feira (25), a Semana H2Talent no Piauí. A abertura aconteceu no Metropolitan Hotel, em Teresina, com o início da elaboração do planejamento estratégico de toda a cadeia de energias renováveis e hidrogênio verde no Piauí para os anos de 2025 a 2030.

A Semana é realizada em parceria com representantes do H2Talent, programa europeu que, em conjunto com universidades, desenvolve e fomenta estratégias para os vales do hidrogênio verde em todo o mundo. O objetivo central é estabelecer diretrizes que consolidem a cadeia produtiva do hidrogênio verde e outras fontes renováveis, promovendo a cooperação entre setores público e privado.

Elsa Margarida Fonseca, coordenadora de Operações e Parcerias Campus Sul do H2Talent, destacou que é uma grande oportunidade de partilhar experiências. “Entre aquilo que é o nosso processo de criar essa rede de colaboração na área do hidrogênio, entre a academia, setores públicos e privados, e aquilo que precisa ser feito nos diversos vales de hidrogênio. Uma forma de perceber como podemos aprender com a experiência do Piauí e vice-versa, podendo continuar a trabalhar em conjunto”, disse. 

O evento também propõe atrair investimentos, fortalecer a capacitação profissional e explorar o potencial econômico e ambiental de tecnologias, a fim de tornar o Piauí protagonista internacional na transição energética sustentável. O vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, diz que o evento envolve uma parceira da Investe com o H2Talent, e o planejamento acontece a fim de entender e situar os dois grandes projetos de H2V no estado, das empresas Solatio e Green Energy Park.

“O objetivo é a gente entender quais ações e recursos serão necessários para que a gente desenvolva toda essa cadeia e programar o estado para estar apto a entregar todas essas demandas”, ressaltou Castelo.

Hoje, durante o planejamento, foram formados três grupos de trabalho, onde cada um debateu temas essenciais a serem endereçados a cada esfera do planejamento, para curto, médio e longo prazos. São eixos como tecnologia, inovação, indústria, pesquisa, educação e atração de investimentos, que serão trabalhados de modo transversal e colaborativo na formatação do planejamento final.

A Semana tem vasta programação, e além da reunião de hoje, será composta por apresentações, debates, atividades práticas, visitas e workshop. A programação segue amanhã e depois em Teresina. Na quinta e sexta, continua em Parnaíba e Luís Correia.