SP: desabamento em shopping reforça importância de vistorias preventivas, afirmam engenheiros

Uma parte do teto do Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, desabou no corredor principal da praça de alimentação, na tarde desta quarta-feira (8). Câmeras de monitoramento ainda revelaram que o chão do estacionamento, localizado no andar superior, cedeu e engoliu cinco carros, o que comprometeu a estrutura do prédio.

Apesar do susto e da correria entre frequentadores e funcionários, ninguém ficou ferido. O abalo estrutural na laje provocou o rompimento de uma rede de água, como mostram vídeos registrados por frequentadores. O shopping foi completamente interditado pela Defesa Civil Municipal e pela Polícia Civil e será periciado na manhã desta quinta-feira (9).

"É necessário seguir um projeto inclusive de manutenção periódica. Infelizmente, aqui [no Brasil], existe o mau hábito de achar que, após a construção, está pronto, e não precisa mexer nunca mais [no prédio]. E não é assim que funciona", afirma o engenheiro Marcos Moliterno, vice-presidente do Instituto de Engenharia.  

“As vistorias são importantes para antecipar esse tipo de situação. Esse fato também evidencia a necessidade de medidas preventivas", complementa o engenheiro civil e conselheiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) Joni Matos Incheglu.

Possíveis causas

Nesta manhã, agentes do Crea-SP vão até o shopping para apurar quem são os responsáveis técnicos pela obra e pela manutenção do empreendimento. A função do órgão é fiscalizar as atividades dos profissionais e verificar se estão habilitados para o trabalho com registro.

Inaugurado em 1995, o Osasco Plaza Shopping passou por uma reforma dez anos atrás, de acordo com a prefeitura de Osasco. A laje onde funcionava o estacionamento, no piso superior, foi construída para fechar uma claraboia.

Fonte: Portal R7