O governo federal deve editar, até setembro, medidas para reestruturar o setor elétrico com foco na redução de tarifas, disse, nesta quinta-feira (1º), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“Algumas ideias estão muito bem avançadas. Nós queremos concluir no mês de agosto e no mês de setembro apresentar ao Congresso alguma coisa que possa continuar estimulando os investimentos em geração, em distribuição”, declarou.
A declaração foi dada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada. Na quarta-feira (31), em evento em Várzea Grande (MT), Lula reclamou do valor da conta de luz. Disse que está “brigando” por medidas para baixar o valor pago pelas famílias de baixa renda.
Silveira contou que, durante o encontro com o presidente, também tratou do imbróglio envolvendo a participação da União na gestão da Eletrobras.
Em maio do ano passado, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a privatização da companhia, realizada em 2021.
A Eletrobras solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação, por 45 dias, do prazo estabelecido pelo ministro Nunes Marques para que as partes entrem em acordo.
“A versão técnica é que nós precisamos primeiro ter a representatividade que a União tem com suas ações ordinárias no conselho, tanto no Conselho de Administração quanto no Conselho Fiscal”, disse Silveira.
Segundo o ministro, o objetivo é aumentar o poder de influência na empresa. E que ter quatro cadeiras no Conselho de Administração seria “razoável”.
Fonte: CNN