O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi faleceu aos 86 anos na manhã desta segunda-feira (12). Berlusconi estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, acompanhado por sua esposa, Marta Fascina, e seus filhos, de acordo com informações da mídia italiana.
O político havia sido diagnosticado com leucemia e enfrentava também um quadro de infecção pulmonar nos últimos meses. Em 5 de abril, ele foi hospitalizado para tratamento da doença e permaneceu internado por mais de um mês. Há três dias, Berlusconi foi novamente internado para realizar exames de rotina, porém seu estado de saúde piorou rapidamente.
Nascido em 1936 em Milão, Silvio Berlusconi iniciou sua carreira como cantor em navios de cruzeiro antes de se tornar um dos homens mais ricos da Itália, com uma fortuna estimada em US$ 7 bilhões, por meio da construção de um império de mídia. Além disso, ele foi proprietário dos times de futebol Milan e Monza.
Em 1994, Berlusconi assumiu o cargo de primeiro-ministro da Itália, que ocupou por quatro mandatos, sendo o último encerrado abruptamente em 2011. Atualmente, seu partido, Força Itália, apoia o governo de extrema direita liderado por Giorgia Meloni, que já se referiu ao ditador Benito Mussolini como "um bom político" quando jovem.