O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, conversaram nesta quarta-feira (7) e expressaram a disposição de apoiar um processo liderado pela Venezuela para o restabelecimento das normas democráticas, informou o Departamento de Estado.
Em um comunicado, os dois expressaram preocupação com a segurança e o bem-estar dos líderes da oposição após a eleição de 28 de julho, que tanto o candidato Edmundo González quanto o presidente Nicolás Maduro dizem ter vencido.
A autoridade eleitoral da Venezuela declarou Maduro o vencedor das eleições no início de 29 de julho, com cerca de 51% dos votos. No entanto, a oposição afirma ter cópias das contagens de votos que mostram que González obteve uma vitória retumbante.
A autoridade eleitoral – que a oposição acusa de ser tendenciosa em relação a Maduro – ainda não reproduziu os resultados que afirma ter.
A oposição, liderada por María Corina Machado e González, um ex-diplomata de 74 anos, disse esta semana que venceu as eleições presidenciais com mais de 7 milhões de votos, em comparação com os 3,3 milhões de votos de Maduro. Esse resultado é bastante semelhante ao previsto pelas pesquisas independentes.
Fonte: CNN