O Governo do Piauí apresentou o Programa Piauí Saúde Digital durante o I Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS, promovido pelo Ministério da Saúde. O evento aconteceu em São Paulo nos dias 2 e 3 de outubro.
O Simpósio discutiu a transformação digital no sistema de saúde e, como uma das iniciativas inovadoras, o programa piauiense.
O Piauí Saúde Digital foi implantado pela primeira vez em Piripiri, no início do ano. A ação, pioneira no Brasil, tem como foco transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população do estado. O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Regional Chagas Rodrigues.
Sucesso em Piripiri, o Programa ganhou sua primeira ampliação em agosto para a cidade de Lagoa de São Francisco, que já colhe os frutos com o encerramento de filas de consultas em várias especialidades.
O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.
"Os médicos cardiologistas, por exemplo, estão disponiveis para consulta e atendimento 24 horas. Mais de 200 profissionais já foram treinados e o aplicativo por georeferenciamento está disponível para os moradores de Piripiri", afirmou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ao apresentar o programa no Simpósio.
O gestor ressaltou ainda a implantação do consultório indígena.
"A prefeitura em parceria com estado disponibilizaram um centro de atendimento especifico dessa população, tanto com médicos generalistas como com especialistas", explica.
O Secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, que também participou do Simpósio, destacou a experiência em telessaúde do Governo do Piauí que colocou o estado no mapa da inovação em saúde digital.
“Estar inserido neste programa coloca o Piauí no mapa da inovação em saúde digital e abre portas para investimentos, talentos e parcerias estratégicas, com ganhos na área de saúde e para a população, que tem suas demandas atendidas”, afirma.
O Simpósio Internacional foi realizado de forma híbrida, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Saúde (CNS).