Surto de dengue nas Américas pode ser o maior da história, alerta Opas

As autoridades da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertaram nesta quinta-feira (28) que o surto de dengue nas Américas pode ser o pior já registrado. Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais atingidos pela doença.

Os casos de dengue nas Américas aumentaram três vezes nos primeiros três meses deste ano em relação ao número de infecções relatadas no mesmo período do ano passado, disse o chefe da Opas.

“Provavelmente esta será a pior temporada de dengue que teremos”, pontuou o doutor Jarbas Barbosa da Silva, em entrevista coletiva.

A Opas, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou mais de 3,5 milhões de casos de dengue e mais de 1.000 mortes até março deste ano nas Américas.

Barbosa da Silva ressaltou que 4,5 milhões de casos foram notificados em todo o ano de 2023 na região, o que, segundo ele, coloca as Américas no caminho para o maior número de casos da história.

Cerca de 4 bilhões de pessoas, ou cerca de metade da população mundial, vivem em áreas com risco de contrair dengue, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Barbosa da Silva sublinhou que, com o aumento das infecções, as autoridades de saúde pública de toda a região devem “redobrar os nossos esforços” para enfrentar melhor o surto, com controle de vectores e formação de agentes para detectar os sintomas mais graves que os pacientes apresentam.

Os sintomas da dengue incluem febre, dores de cabeça, vômitos, erupções cutâneas, além de dores musculares e articulares. Em alguns casos, pode causar febre hemorrágica mais grave, resultando em sangramento que pode levar à morte.

A maioria dos casos de dengue ocorre geralmente entre fevereiro e maio, os meses do final do verão no Hemisfério Sul.