Professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram votação que culminou na deflagração de greve, na tarde desta terça-feira (28), após Assembleia Geral Extraordinária realizada simultaneamente pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) em Teresina e nas regionais de Bom Jesus, Picos e Floriano. A paralisação das atividades na UFPI está prevista para iniciar na próxima segunda-feira, 3 de junho de 2024.
Na capital Teresin, a votação teve 155 votos a favor e 25 contra. Em Bom Jesus, foram 26 a favor, 7 contra e 1 abstenção. Em Floriano, 24 votos a favor e nenhuma oposição, com 1 abstenção. E em Picos, 23 votaram a favor, 4 contra e uma 1 abstenção. Ao todo, a greve foi aprovada por 228 votos a favor, 36 contra e 3 abstenções.
GP1Gp1
GP1
×
Notícias
Canal de Denúncias
Últimas Notícias
Política
Polícia
Piauí
Entretenimento
Esportes
Ceará
Maranhão
Distrito Federal
Pernambuco
Brasil
Bizarro
Saúde
Coronavírus no Piauí
Mundo
Ciência e Tecnologia
Economia e Negócios
Empregos e concursos
Eleições 2024
Eleições 2022
Eleições 2020
Coberturas Ao Vivo
Tópicos
Municípios
Acauã
Agricolândia
Água Branca
Alagoinha do Piauí
Alegrete do Piauí
+ Cidades
+ Estados
Blogs e Colunas
Anastácio Aguiar
Brunno Suênio
Celso Oliveira
Coluna do GP1
Demóstenes Ribeiro
Erenito Júnior
Feitosa Costa
GP1 Comprova
Herbert Sousa
Jacinto Teles
João Carvalho
Opinião
Raisa Brito
Valdomiro Gomes
TV GP1
Página Inicial
Ao Vivo
Galerias
Página Inicial
Institucional
Cadastro
Fale Conosco
Redação (86) 3233-1286
redacao@gp1.com.br
Comercial (86) 98120-2353
comercial@gp1.com.br
Piauí
Professores da UFPI deflagram greve por tempo indeterminado
Paralisação das atividades na UFPI está prevista para iniciar na próxima segunda-feira, 3 de junho.
Davi Fernandes
Davi Fernandes
Teresina - Piauí
28 de maio de 2024 | 17h00 - Atualizada 17h09
Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovaram a deflagração de greve, na tarde desta terça-feira (28), após Assembleia Geral Extraordinária realizada simultaneamente pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) em Teresina e nas regionais de Bom Jesus, Picos e Floriano. A paralisação das atividades na UFPI está prevista para iniciar na próxima segunda-feira, 3 de junho de 2024.
Em Teresina, a votação teve 155 votos a favor e 25 contra. Em Bom Jesus, foram 26 a favor, 7 contra e 1 abstenção. Em Floriano, 24 votos a favor e nenhuma oposição, com 1 abstenção. Já em Picos, 23 votaram a favor, 4 contra e houve 1 abstenção. No total, a greve foi aprovada por 228 votos a favor, 36 contra e 3 abstenções.
O acordo de paralisar as atividades se deu após o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) aprovar uma greve nacional no dia 15 de abril. O movimento é uma resposta à falta de avanço nas negociações com o Governo Federal em relação à campanha salarial de 2024.
Os professores, juntamente com os funcionários técnico-administrativos, reivindicam uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, além da reestruturação das carreiras, recomposição do orçamento e reajuste dos auxílios e bolsas dos estudantes.
Os servidores técnico-administrativos da UFPI já estão em greve por tempo indeterminado desde 11 de março de 2024, o que afetou o funcionamento de diversos setores da instituição.