Em meio a ossadas de outros animais, cerca de oitenta cães foram encontrados em estado crítico, entre eles um já morto, em uma residência localizada na Rua Samuel Santos, bairro Frei Higino, em Parnaíba, nesta segunda-feira (29/07). Conforme apurado pelo Portal Costa Norte, a Polícia Ambiental foi acionada ao local por meio de denunciantes que relataram que os animais estavam em situação de abandono.
De acordo com a Polícia Ambiental, a casa onde os animais foram encontrados estava em péssimo estado.
“Os animais estavam alguns dias sem alimentação, apenas com um balde de água. A princípio, conseguimos visualizar um animal morto e alguns com sarna e carrapatos”, contou o Cabo Arinaldo da CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental).
Ainda segundo Arinaldo, o responsável pelos animais trata-se de um idoso que estava internado em um hospital regional do município, e por esse motivo deixou os cães sob os cuidados de sua filha, que, segundo o policial, não estava “conseguindo alimentar os animais”.
Diante da situação, a equipe agiu de imediato, acionando alguns órgãos competentes à urgência, como a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB de Parnaíba, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a própria prefeitura municipal. Foram providenciados suprimentos básicos, como comida, e também assistência veterinária, incluindo a castração dos cães.
Além dos órgãos competentes, a comunidade também ajudou com doações. Alguns filhotes que estavam no local foram levados para adoção responsável, e o animal morto foi recolhido para descarte adequado.
Fonte: PCN