Programa Recomeçar leva capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Parnaíba

Mulheres da Casa das Samaritanas, localizada em Parnaíba, no litoral piauiense, foram beneficiadas com cursos de qualificação profissional voltados para inserção no mercado de trabalho. A ação faz parte do Projeto Recomeçar, através de uma parceria entre a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) e a Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc). A carreta com diversos serviços permanece no município até o dia 12 de setembro. 

Para Renato Marques, diretor de Políticas Públicas da Cendfol, o impacto positivo dessa parceria com a Sasc é de grande importância para a comunidade terapêutica.

“Vamos implementar os cursos de qualificação profissional para as acolhidas que estão em fase final de tratamento. Com isso, buscamos garantir a reinserção dessas pessoas, oferecendo empregabilidade futura e geração de renda, resultado da parceria com a Sasc”, ressaltou.

WhatsApp Image 2024-08-20 at 14.22.21 (2).jpeg

A coordenadora da Casa das Samaritanas, Luiza Maria Teles, comemorou a ação da carreta com a oferta de cursos para as mulheres acolhidas. 

”É muito importante essa carreta com os cursos básicos, porque ajuda na reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho. Ficamos felizes com o apoio do Governo do Estado. Os cursos não são exclusivos para a instituição, são tanto para a comunidade terapêutica quanto para a população em geral”, finalizou a gestora. 

Com a chegada da carreta e a ampliação das oportunidades de qualificação profissional, a Cendfol e a Sasc reforçam o compromisso com a reinserção social e a promoção de uma vida melhor para as mulheres em situação de vulnerabilidade, assim como para a comunidade de Parnaíba.

WhatsApp Image 2024-08-20 at 14.28.56.jpeg

Programa Recomeçar

O programa Recomeçar da Cendfol é uma iniciativa que promove a reinserção social tanto dos usuários de drogas ilícitas quanto de seus familiares. São oferecidos cursos de culinária, marcenaria e agente de portaria em parceria com o Sistema S, que inclui instituições como Senai e Senac. o programa conta ainda com atividades culturais e esportivas.

Casa das Samaritanas

A Casa das Samaritanas de Acolhimento Feminino funciona em Parnaíba desde 10 de fevereiro de 2017, destinando-se a prestar diretamente ou em cooperação com outras entidades, assistência gratuita à população em situação de rua.

Através do Projeto de Lei 156/2022 de autoria do deputado Franzé Silva, a entidade foi reconhecida de utilidade pública, garantindo o recebimento de incentivos das várias instituições públicas que trabalham na assistência social dos menos favorecidos.

A Casa das Samaritanas está localizada na Rua Bandeirantes, 256, bairro Boa Esperança, Parnaíba-PI.