Em Barra do Piraí (RJ), estudantes da rede estadual conquistam medalhas de ouro e prata na 6ª etapa da 54ª Jornada de Foguetes

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Darcy Ribeiro, de Bom Princípio do Piauí; do Ceti Otávio Falcão, de Porto-PI; e Ceti Adalberto Correia Lima, de Olho D'água do Piauí, conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, na 54ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

As três equipes piauienses participaram da 6ª turma a se qualificar para a Jornada após o desempenho excepcional na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) para competir com alunos de outros estados no Nível 4 (Ensino Médio).

ceti adalberto corrreia lima - olho de agua.jpeg

Com o voo que obteve o alcance de 259.2 metros, o foguete da equipe Celestial Triad garantiu o ouro para os estudantes Francisco Davi, Luiz Fernando e Francisco Wandeson, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Darcy Ribeiro, localizado em Bom Princípio do Piauí.

A primeira medalha de prata foi conquistada pela equipe Star Fog, formada pelos estudantes Moisés Freitas de Sousa, Maria Beatriz e Francisco Mateus, sob orientação do professor Nilson Marcos. A medalha dos alunos do Ceti Otávio Falcão veio com o lançamento do foguete construído de garrafa pet que alcançou a distância de 184,7 metros.

turma - jornada de foguetes.jpeg

“A MOBFOG é muito prática porque você só precisa construir seu foguete, lançar e pode viver essa experiência incrível. Conseguimos aprender fazendo esse foguete na Jornada e trocar experiência com os outros alunos. Acredito que todos devem ter essa oportunidade, pois transforma a nossa vida”, celebrou o estudante Moisés Freitas.

De Olho D’Água do PI, os estudantes do Ceti Adalberto Correia Lima conquistaram a segunda medalha de prata.Os alunos Guilherme Emanuel, Luís Gustavo e Gabriel Carmo, sob orientação do professor Maycon Marcos, formaram a equipe Olho D’Água e lançaram o foguete construído de garrafas pet, canos de PVC, balões, vinagre e bicarbonato de sódio, alcançando 237,9 metros.

Em sua primeira participação na competição, o professor Maycon Marcos celebrou a experiência na competição. “A experiência na Jornada de Foguetes permite que o aluno desperte o gosto pela ciência. Os alunos já vêm de uma certa jornada de competições na escola, então, o momento de participar da jornada nacional é enriquecedor para eles e os professores”, destacou o orientador.

transferir (1).jpeg

A 54ª Jornada de Foguetes é um evento científico organizado pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que reúne as três melhores equipes de cada escola participante para lançar publicamente seus foguetes.

O Piauí está representado na Jornada com 13 equipes totalizando 39 alunos, distribuídos em 7 turmas de lançamentos. Foram escolhidas equipes que lançaram nas classificatórias distâncias superiores a 250 metros.