O secretário de Educação, Washington Bandeira, anunciou o pagamento da bolsa estudantil referente à parcela de outubro do Programa Mulheres Mil, beneficiando 217 alunas em situação de vulnerabilidade social. O auxílio, no valor de R$ 240 por estudante, foi depositado de forma rápida e segura via pix, totalizando um investimento de R$ 52.080,00.
O Programa Mulheres Mil visa garantir a permanência e inclusão de mulheres no sistema educacional e contribuir para sua formação profissional e tecnológica. O apoio financeiro busca minimizar os impactos da evasão escolar, oferecendo condições para que as estudantes prossigam com os cursos em áreas estratégicas, como Horticultura Orgânica e Desenvolvimento Cooperativista.
Washington Bandeira, ressaltou a importância do pagamento para a manutenção do compromisso com essas alunas. "O objetivo do programa é dar às mulheres, que muitas vezes enfrentam desafios econômicos e sociais, a chance de se qualificar profissionalmente e, assim, transformar suas realidades. Com a ajuda financeira, estamos incentivando essas alunas a continuarem sua formação, garantindo que tenham condições para concluir o curso com sucesso. Esta é uma das prioridades da gestão do governador Rafael Fonteles: promover a educação como ferramenta de inclusão social e mudança de vida", afirmou Bandeira.
O programa já impacta diretamente a vida de mulheres em vários municípios piauienses, entre eles Jerumenha, Uruçuí, Valença do Piauí, Paquetá, Amarante e Regeneração. A Seduc, na condição de Instituição ofertante, apoia a execução do programa no Piauí.
O Programa Mulheres Mil aprofunda o compromisso com o fortalecimento da democracia, integrando-se ao conjunto de políticas públicas do Governo Estadual, que tem como fim a promoção da igualdade de gênero em todas as esferas da vida: educação, trabalho, saúde, cultura, participação política e tomada de decisões.