A Operação Petróleo Real, realizada pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) em parceria com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), interditou seis postos de combustíveis entre os dias 17 e 21 de julho, durante a 14ª fase da operação. Ao todo, 58 postos localizados no litoral do Piauí foram fiscalizados.
Além das seis interdições, outros 8 postos foram reprovados por diversas irregularidades, incluindo combustíveis fora das especificidades da Agência Nacional de Petróleo (ANP), divergência entre o volume entregue e o total a pagar, vazamento no bloco medidor, extintores vencidos, medida alta contra o proprietário, divergência de bloco e dígito danificado na medida de volume com visor danificado.
Durante a operação, um laboratório móvel foi utilizado para realizar testes de qualidade após análises em campo nas cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. “Com esse recurso nós conseguimos analisar com mais precisão a qualidade do combustível de forma imediata. Isso traz para o consumidor uma verificação mais ágil”, disse o coordenador de fiscalização do Procon/MPPI, Arimatea Leão.