O jurista Celso Barros Coelho morreu, aos 101 anos, no início da tarde desta segunda-feira (10), em Teresina. Ele estava internado no Hospital São Marcos e a causa da morte não foi divulgada pela família. O velório acontecerá a partir das 19h no auditório da OAB-PI e o sepultamento será na manhã desta terça, às 09h, no Cemitério da Ressureição. A OAB-PI decretou luto oficial de três dias.
Vários políticos a autoridades usaram suas redes sociais para lamentar a morte de Celso Barros. Confira abaixo:
Celso Barros (advogado e presidente da OAB-PI)
Hoje Celso Barros Coelho (meu querido avô) partiu para a minha memória, do amor de um neto a uma admiração por um grande jurista. Sem dúvidas a pessoa mais brilhante que pude conhecer, que tinha respostas para tudo, pois lia vários livros ao mesmo tempo e em várias línguas, sabia tudo de literatura, de história, de filosofia, de religião e de Direito, que gostava de futebol e de política.
Todos nós vamos morrer um dia, mas o importante é que quando acabarmos nossa missão aqui a gente deixe um legado e isso nem sempre se consegue. Meu avô conseguiu, mesmo com tantas dificuldades e a sua imperfeição humana, deixar um grande legado imaterial.
Agradeço a Deus por tanto privilégio por nossa convivência, de não apenas ser o seu neto, mas por acompanhá-lo em tantos momentos. Tantas vezes discutimos uma causa com algum cliente ou outro colega advogado e ele vinha com uma saída processual e tantas pessoas ela ajudou com tanta caridade. Combateu o bom combate, aliás muitos combates até os 101 anos de idade! Pessoas bondosas e que ensinam mesmo com seus erros e que nos amam ao seu próprio modo.
Viver é lutar, ele lutou por 101 anos. Numa das últimas conversas que tivemos ele me dizia que não compreendia o motivo pelo qual vivera tanto e outras pessoas morriam tão novas. Certamente essa é uma resposta que ele não conseguiu ter e também nós não teremos. Um beijo e sua benção vovô Celso.