Wellington Dias comemora aprovação de medicamento para Covid pela Anvisa

Nesta quinta-feira(25), ocorreu a aprovação temporário de uso emergência do medicamento Evusheld(cilgavimabe+tixagevimabe), o Coordenador do Fórum Nacional de Governadores para temática de vacina e enfrentamento à Covid, Wellington Dias comemorou a aprovação do medicamento para Covid-19. A aprovação em conjunto com a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Trata-se do primeiro medicamento com indicação profilática autorizado no Brasil. O medicamento não substitui a vacina.

“A aprovação por unanimidade de medicamento para Covid 19 pela Anvisa é um passo muito grande para o Brasil estar melhor preparado para transição da fase da Pandemia para Endemia", disse.

Segundo Wellington, o avanço na vacinação que garante queda de numero de casos Covid e também redução de internações e óbitos, com mais o medicamento disponível e autorizado uso, é possível o plano para conviver com o Coronavirus, como ocorre com outros vírus que estão entre na sociedade.

Medicamento

Trata-se do primeiro medicamento com indicação profilática autorizado no Brasil. De acordo com a diretora relatora do processo, para a avaliação, a Anvisa considerou que as pessoas imunocomprometidas são mais propensas a ter uma resposta imunológica menor à vacinação contra a Covid-19. Essas pessoas são também as mais vulneráveis a desenvolverem infecção na forma grave.