O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), recebeu a visita do senador Marcelo Castro. Na ocasião, foi recepcionado pelo reitor Gildásio Guedes, pelo superintendente do HU, Dr. Paulo Márcio, além de membros da equipe técnica do hospital. O objetivo da visita foi discutir a ampliação dos serviços na área oncológica do hospital com a execução do projeto do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, entre outras demandas que foram apresentadas.
Para o reitor da UFPI, a ocasião foi importante para traçar novos planos e comemorar a possibilidade do reforço que a estrutura do hospital deve receber: “O HU tem se caracterizado por prestar excelentes serviços para a sociedade na área de saúde. Com o apoio do nosso ex-professor e atual relator do orçamento, teremos a oportunidade de instalarmos este Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia e melhorar a infraestrutura energética e de segurança para incêndios. É um momento de festejar”, destaca o reitor.
O senador Marcelo Castro reforçou que, por ser o parlamentar relator do orçamento 2023, há uma oportunidade ímpar de trazer benefícios ao Piauí, o que inclui melhorias ao HU da UFPI: “Vamos colocar os recursos necessários e suficientes para fazer a ala de câncer dentro do Hospital Universitário. O projeto já está pronto e tudo calculado. Só faltam os recursos”, pontuou. O parlamentar acrescentou que será realizada a reforma da estrutura de energia do hospital, que precisa de reparos.
Os trabalhos que devem ser realizados no Hospital Universitário da UFPI permitirão uma ampliação nos procedimentos que já são feitos na unidade. O valor estimado para a construção do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia é de R$ 21,3 milhões. A construção, que terá três pavimentos, tem uma área total construída de 2.264m². Dados divulgados neste ano, por um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), apontam o HU-UFPI como o 5° colocado em ranking que considera a satisfação dos usuários na avaliação dos serviços públicos oferecidos em 320 instituições públicas federais do Brasil.