O Piauí deu início ao maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no estado. Até o final de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, beneficiando pacientes de todos os municípios piauienses.
A catarata é uma lesão que acomete os olhos deixando a visão do paciente opaca. É causada, principalmente, em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, onde o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.
“Com esse mutirão vamos dar vazão às demandas de cirurgias de catarata existentes no estado contemplando os 224 municípios, das 12 regiões de saúde”, explica o secretário da Saúde, Antônio Luiz.
As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados em Comissão Intergestora Bipartite(CIB).
Pacientes da região de Corrente e Bom Jesus (território Chapada das Mangabeiras) foram os primeiros beneficiados com o mutirão. As triagens ocorreram no início de março e as cirurgias foram realizadas nos hospitais João Pacheco Cavalcante e Manoel de Sousa Santos entre 13 e 21 de março, beneficiando 1.700 pacientes.
“Essas cirurgias vão levar mais qualidade de vida à nossa população. É um esforço concentrado realizado pelo Governo do Piauí, que beneficiará pacientes de todos os municípios do nosso estado”, afirma o superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.