A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (3), a nova turma de nível intermediário do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). A primeira turma regionalizada no Nordeste do país contará com 35 alunos e alunas vindos do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba e do Piauí.
“O processo de descentralização do EpiSUS-Intermediário vem com o intuito de fortalecer as capacidades básicas no Nordeste. Queremos que os estados tenham habilidades, por si só, de responder às futuras emergências de saúde pública e que desenvolvam ações para prevenir e proteger a população”, explica Edenilo Barreira Filho, coordenador-geral de Prevenção e Resposta a Emergências em Saúde Pública do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP).
Com oito meses de duração, a jornada abordará competências relacionadas a vigilância em saúde, investigação de campo, métodos epidemiológicos, comunicação em saúde, além de preparação, vigilância e resposta para emergências em saúde pública. Lançado no dia 27 de março, o processo seletivo disponibilizou vagas afirmativas para pessoas negras e Pessoas Com Deficiência (PcD).
A primeira oficina presencial do curso terá duração de uma semana. Nela, os profissionais discutirão o histórico e os fundamentos da vigilância em saúde no Brasil e no mundo, assim como os principais elementos da epidemiologia descritiva e da pesquisa científica.
EpiSUS-Intermediário
Implementado em 2000, o EpiSUS é o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde da SVSA. Atualmente existem três níveis do Programa: fundamental, intermediário e avançado. No nível intermediário, os estudantes elaboram avaliações de sistemas de vigilância desenvolvidas em serviço e todas as turmas realizam uma atividade prática de campo, a partir de um problema real definido em conjunto com o território.