Projeto Estações de Saúde do Trabalhador leva atendimentos a servidores da Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou, nesta segunda-feira (12), no pátio da Sesapi, mais uma etapa das Estações de Saúde do Trabalhador, um projeto que visa conhecer o perfil de saúde dos trabalhares, público e/ou privado. O público-alvo da ação foram os trabalhadores da Secretaria da Saúde.

Ao todo, são oito estações que contam com serviços de avaliação nutricional, ergonomia, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, vacinação contra febre amarela, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), além de orientações sobre alimentação saudável, obesidade, hipertensão, entre outros. 

WhatsApp Image 2024-08-12 at 12.04.34.jpeg

“Estamos voltando a nossa atenção neste momento, priorizando o cuidado dos trabalhadores da Sesapi. Uma das funções do Cerest é apoiar e cuidar dos trabalhadores, então, estamos aqui fazendo um chamamento de atenção à saúde, cuidando dessas pessoas que cuidam de outras pessoas”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

Conhecer o perfil do trabalhador permite que o Estado tenha uma melhor avaliação dos riscos e agravos que o profissional está submetido, possibilitando traçar estratégias para a melhoria do cuidado de todas as categorias de trabalhadores, independente da atividade que ele execute.

WhatsApp Image 2024-08-12 at 12.04.35.jpeg

“Acolher o trabalhador, identificar seus agravos e cuidar desse profissional é o nosso objetivo. Todos os serviços e orientações oferecidos aqui na Sesapi foram realizados por uma equipe multiprofissional da Divisa/Cerest, composta por enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo”, afirmou a coordenadora do Cerest Estadual, Iolanda Soares.

As Estações de Saúde e do Trabalhador terão continuidade no decorrer deste ano, em Teresina e interior do estado. Os locais serão definidos e divulgados posteriormente pelo Cerest Estadual e regionais.