Relatório compartilhado em redes sociais que aponta casos confirmados de coronavírus em Teresina é falso

Circula em redes sociais e grupos de WhatsApp um relatório atribuído à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Gerência de Epidemiologia (GEEPI) e o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), que aponta a confirmação de três casos de Covid-19 em Teresina. A informação, no entanto, é falsa e, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os dados foram forjados, com base no documento oficial divulgado nesta segunda-feira (16).

Veja o falso relatório!

Falso relatório está sendo compartilhado nas redes sociais e aponta a confirmação de três casos de coronavírus em Teresina.

No documento original, as informações são de que na capital existem 39 casos notificados, destes 33 estão sob investigação e seis foram descartados. Ao contrário do que está sendo espalhado pelas redes sociais, não há, nesse momento, nenhum caso confirmado.

Relatório original divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Leia nota divulgada pela FMS!

Nota de esclarecimento

Após circulação de notícia falsa de que, em Teresina, teria supostamente três casos confirmados de Coronavírus, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que esta informação não é verdadeira, uma vez que, em Teresina, não há nenhum caso confirmado da doença. Atualmente, a Fundação monitora 33 casos suspeitos, que encontram-se em isolamento e que aguardam resultados de exames, conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde.

A FMS ressalta ainda que manterá a população informada sobre a quantidade de casos na cidade, conforme prevê a lei municipal 5.499/2020, sancionada pelo prefeito Firmino Filho. O objetivo é garantir a transparência do serviço público e viabilizar ações de cuidados por todos.

Medidas adotadas no Estado

Apesar de não haver nenhuma confirmação no estado, algumas medidas foram tomadas pelo governo do Piauí, em decorrência da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A rede estadual de educação, paralisou as atividades durante 15 dias; A Universidade Estadual de Piauí (Uespi) está de férias e aguarda detalhamento das próximas medidas para saber sobre a volta às aulas; A Universidade Federal do Piauí (Ufpi), divulgou nesta segunda (16) que as aulas serão suspensas, a partir desta terça-feira (17), até o dia 15 de abril; O Instituto Federal do Piauí (Ifpi) também comunicou a paralisação das atividades.

Instituições privadas de ensino como os colégios Dom Barreto, CEV, Diocesano e Objetivo suspenderam as atividades por 15 dias.

A Prefeitura Municipal de Teresina está avaliando a situação e promete um posicionamento, ainda nesta segunda-feira (16).