Motoristas e cobradores voltam a paralisar atividades em Teresina

Pelo segundo dia consecutivo, motoristas e cobradores do transporte coletivo paralisam as atividades em Teresina. O ato ocorre nesta sexta-feira (22/10), no Centro da capital.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), a categoria busca  um acordo com empresários e a assinatura da convenção coletiva de trabalho. Outros pontos reinvindicados são a manutenção do salário integral de motoristas e cobradores, já que atualmente os trabalhadores têm recebido o salário por meio de diárias, o pagamento dos tickets no valor de R$ 611 e plano de saúde. 

Já o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), diz que a cobrança pela assinatura da convenção coletiva não justifica o ato dos trabalhadores já que, os empresários estão protegidos por decisão do TST, no sentido das questões coletivas de trabalho do ano de 2019 e de 2020 e o documento só poderá ser assinado a partir de janeiro de 2022.

A Prefeitura de Teresina, por sua vez, analisa a possibilidade de romper o contrato com o Setut e analisa a possibilidade de acordo com novas empresas para assumir o transporte público na capital.